Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Coluna
08 de junho de 2020 11:36
@psicologodoesporte.paulopenha
Coluna: Psicologia do Esporte
O estresse pode ajudar no desempenho?

Cada modalidade esportiva tem sua singularidade específica, cada esporte sua maneira de exigir o máximo do atleta fisicamente e psicologicamente. Participar de uma competição requer várias demandas do atleta seja uma competição individual ou não, ou em uma competição regional como em um mundial, logo, o atleta pode ser afetado pelo estresse de uma forma positiva ou negativa.

O estresse gera uma resposta física em nosso corpo, e quando estressado, o corpo pensa que está sob um “ataque” e muda para o modo de “fuga e luta”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas, que acaba prejudicando sua performance física em muitos aspectos.

Frequentemente o stress negativo acaba por gerar uma resposta depressiva no corpo do atleta, desse modo o próprio pode perde potência em sua ação, assim como foco e energia, podendo inclusive aumentar a possibilidades de lesões, e consequentemente perde muito rendimento e desempenho nos treinos e competições. Já ouvi muitos relatos como “nossa fiquei tão nervoso, tremi, travei” e dessa forma não conseguir fazer o que estava se preparando por tantos meses,

Qualquer atleta está sujeito ao estresse, do amador ao profissional, e por mais “batido” que pareça esse tema, é de extrema relevância que o estresse esteja sob o controle do atleta que busca o máximo rendimento esportivo. O caminho que soluciona essa questão é um bom treinamento emocional, realizado com um Psicólogo Esportivo, que está apto a auxiliar o atleta a converter momentos estressores negativos em positivos os potencializando em habilidades para atingir o seu máximo desempenho.

 

Obrigado e até a próxima!!!

Psicólogo Paulo Penha

 

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243