Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

COVID-19
19 de junho de 2020 16:22
Fonte: MLive/Foto: Getty Images
Tênis é esporte mais seguro para praticar na pandemia
Estudos apontam que praticar tênis é mais seguro que diversas atividades

Uma pesquisa divulgada em 08 de junho com especialistas da saúde pública na cidade de Michigan, nos Estados Unidos, chamou atenção ao identificar o tênis como uma das atividades mais seguras de se praticar durante a pandemia.

O site local MLive.com falou com quatro especialistas em saúde pública da cidade e pediu que eles classificassem em grau de risco 36 atividades. Dentre as 36 atividades, jogar tênis foi a mais segura, mais segura até que abastecer o carro.

A entrevista falou com:

-DR. Matthew Sims, Diretor de Pesquisas Infecciosas do Beaumont Health;

-DR. Dennis Cunningham, Médico Diretor para Prevenção de Infecções do McLaren Health Care;

-DR. Mimi Emig, especialista em doenças infecciosas aposentado da Spectrum Health;

-DR. Nasir Husain, diretor médico para prevenção de infecções do Henry Ford Macomb;

Das atividades analisadas os especialistas colocaram como maior risco frequentar bares e shows musicais. Logo em seguida vêm frequentar estádios esportivos, frequentar academia, ir a museus, frequentar igrejas e restaurantes estilo buffet. Outras atividades sugeridas como mais ariscadas que jogar tênis foram: frequentar playgrounds, ir a salão de beleza e barbearias, eventos caseiros mesmo com número limitado de pessoas, viajar de avião, churrasco no quintal, frequentar shoppings, ir à praia, ir ao dentista, andar em um centro de cidade movimentado, sala de espera de um consultorio médico, frequentar hotel e abastecer o carro. Confira a matéria completa aqui.

Sobre o tênis os especialistas dizem: “Há pouca preocupação em jogar tênis. O espaçamento faz parte do jogo, geralmente é ao ar livre e há apenas duas a quatro pessoas na quadra. Embora algumas atividades esportivas causem preocupação aos especialistas em saúde, o tênis não é um deles.”

Em 14 de abril a Organização Mundial da Saúde também divulgou um documento em que reforça que os esportes onde a distância social pode ser mantida oferecem menos riscos.

Também um estudo divulgado em 30 de abril na Itália, um dos países mais afetados pelo vírus, apontou o tênis como o esporte mais seguro entre 15 esportes analisados. Esse estudo classificou cada modalidade por 4 itens e algumas modalidades como voleibol, rugby, basquete, judo, boxe e natação foram algum dos esportes classificados como mais perigosos que o tênis.

Vale lembrar ainda que a prática de exercícios físicos regulares melhora a saúde e aumenta a imunidade, o que é um fator extremamente relevante em um momento de pandemia. E ao que parece, no atual momento, jogar tênis pode ser uma arma excelente contra o COVID-19.

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o patrocínio da Decathlon, Artengo e Sandever e o apoio da Murano e do Governo do Estado do Paraná.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404