Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Footwork
17 de julho de 2020 16:01
Entenda a importância do footwork
Trabalho de pernas é essencial para a eficácia dos golpes

Matéria completa: https://cutt.ly/DadQ4ex

No tênis o trabalho das pernas é fundamental, atenção ao footwork ou “trabalho de pés” pode ser o passo mais importante para você subir seu nível no tênis, para conseguir rebater bolas mais rápidas ou com maiores angulações.

A movimentação é baseada em 4 pontos: split step, ajuste fino, passos cruzados e passos laterais. A seguir falaremos sobres cada um deles.

 

SPLIT STEP

O tenista que não executa o Split, não tem o tempo da bola definido e nem consegue antecipar jogadas, por isso ele pode ser um bom fator para mensurar nível. Ele é executado com um salto, o corpo paralelo à rede e realizado no momento do contato da raquete do adversário com a bola, o tenista deve cair na ponta dos pés no momento que o adversário entra em contato com a bola. Logo ao aterrissar, você iniciará sua projeção à bola, seja, avançando ou recuando para um melhor posicionamento. Uma boa dica é tentar calcular esse tempo entre a movimentação da raquete do adversário, o contato com a bola e a sua aterrissagem no salto do Split Step.

 

AJUSTE FINO

O ajuste fino nada mais é que o nome dado aqueles passos curtos em direção a bola. Aproximando da bola com o tronco já voltado para fora da quadra, tronco estabilizado e passadas curtas. Frear o corpo é importante para conseguir montar uma base e um centro de gravidade baixo para conseguir empurrar o chão na hora do movimento da raquete, gerando mais velocidade e estabilidade no controle da batida. Uma boa dica aqui é contar o número de passadas num primeiro momento, isso ajuda a antecipar ou começar a ter um parâmetro para esse tipo ou aquele tipo de chegada à bola.

 

PASSOS CRUZADOS

São os passos utilizados para o retorno ao centro da quadra, após o encontro com a bola, a tendência do corpo é atravessar a linha da bola, criando um apoio do final da rebatida. Neste momento, o objetivo é que o jogador cruze a perna, passando uma por cima da outra numa passada lateral conseguindo maior equilíbrio e agilidade, auxiliando o jogador a ficar logo de frente para a quadra.

 

PASSOS LATERAIS

Eles servem como splits steps, levando em conta o tempo de reação, já que às vezes não dá tempo de retornar ao meio da quadra antes do adversário entrar em contato com a bola. Uma vez em uma análise feita sobre Rafael Nadal, foi notado que um dos seus grandes méritos era a velocidade que retornava dos golpes que deferia. Isso o ajudava a ter tempo para se posicionar melhor para a próxima bola.

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o patrocínio da Decathlon, Artengo e Sandever e o apoio da Murano e do Governo do Estado do Paraná.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404