Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Interclubes
27 de julho de 2020 17:40
Interclubes Paranaense, o maior evento de tênis do mundo
Wimbledon e US Open somados totalizam 41 quadras, evento em Maringá utilizou 44 em 2019

Sem a paralisação desse ano, ontem (26/07) estaria encerrado o 24º Interclubes Paranaense de Classes, evento tradicional que reúne anualmente tenistas amadores de todo o estado na cidade de Maringá.

Na cidade que recebe anualmente os eventos, os clubes seguem fechados e as academias de tênis funcionam com restrições, inclusive impossibilitadas de abrir aos domingos.

Além dos impactos financeiros causados as agremiações pela pandemia, a ausência do evento também causa um impacto financeiro a cidade de Maringá. Segundo dados do Conventiou Bureau local, o Interclubes de Classes tem um impacto financeiro na casa de 300 mil reais para cidade, entre hospedagens, alimentação, transporte e demais serviços utilizados pelos jogadores de todo o Paraná que prestigiam o evento.

Nos últimos anos os números do Interclubes vêm crescendo, com recordes de participação sendo batidos ano após ano. Em 2019 foram 38 agremiações inscritas, totalizando 462 equipes e após todas as súmulas lançadas o impressionante número de 1001 jogadores efetivamente disputando jogos durante os 4 dias do evento, em 28 categorias diferentes.

Domingos Venâncio, profundo conhecer do tênis no mundo todo e comentarista do Sportv abrilhantou o evento no ano passado, entregando o prêmio aos melhores jogadores de 2018, dando curso a professores e fazendo um bate-bapo com tenistas. Durante a sua estadia no evento, Domingos ficou fascinado com a grandiosidade do Interclubes, sugerindo que apenas o Orange Bowl fosse um evento maior no mundo todo. A seguir você confere alguns dados para entender a razão de tal comentário.

O Interclubes de Classes no ano passado ocupou 44 quadras de 10 sedes diferentes em Maringá. Para efeito de comparação a Copa do Mundo de Futebol realizada na Rússia em 2018 contou com 11 sedes, uma a mais que o evento em Maringá. No quesito quadras, se somar as 22 quadras em Flushing Meadows que são utilizadas para realizar o US Open com as 19 quadras do All England Club que recebem o torneio de Wimbledon, ainda assim faltariam 3 quadras para igualar a quantidade de instalações usadas no evento paranaense em 2019.

É praticamente uma Copa do Mundo e 2 Grand Slams acontecendo dentro de 4 dias. Lembrando que os Grand Slams costumam durar 3 semanas, enquanto a Copa do Mundo de Futebol dura cerca de 1 mês.

O torneio de Wimbledon em 2019, entre simples, duplas e duplas mistas, masculino e feminino, considerando a chave principal, o qualy, o torneio infantojuvenil e de tênis em cadeira de rodas, ofereceu 982 vagas para jogadores. Dezenove jogadores a menos que entraram em quadra em Maringá no ano passado. E vale lembrar que em Wimbledon alguns dos tenistas jogaram simples e duplas, o que reduziria a quantidade de participantes.

Aparentemente o único evento de tênis no mundo que supera o Interclubes de Classes em número de jogadores realmene é o Orange Bowl, torneio infantojuvenil realizado nos Estados Unidos, que ano passado apresentou um número de 1206 jogadores inscritos. Mesmo assim o torneio foi realizado entre 14 e 23 de dezembro, mais que o dobro de tempo de duração do torneio paranaense.

Pode-se considerar também que 1001 jogadores no ano passado, são só aqueles que efetivamente jogaram, o que dá uma média de 2,16 jogadores por equipe. Imaginando que várias equipes têm jogadores reservas que não aparecem na conta final, é plausível que o total de jogadores presentes no evento ultrapasse o número do Orange Bowl. Se cada equipe presente tivesse 3 jogadores o total do evento seria de 1386.

O Interclubes Paranaense de Classes 2020 tinha tudo para novamente bater recordes, porém devido a paralisação o evento teve que ser adiado, o que não apaga a grandiosidade do evento. Difícil encontrar um evento de tênis no mundo com uma concentração tão grande de jogadores em tão poucos dias e independente disso é difícil negar que o Interclubes Paranaense de Classes seja o maior torneio de tênis por equipes do mundo.

CAMPEÕES INTERCLUBES DE CLASSES

- 1997 – Academia de Tênis Maringá

- 1998 – Academia Point Tênis

- 1999 – Academia de Tênis Maringá

- 2000 – Clube Curitibano

- 2001 – Academia de Tênis Maringá

- 2002 – Clube Curitibano

- 2003 – Clube Curitibano

- 2004 – Academia de Tênis Maringá

- 2005 – Academia de Tênis Maringá

- 2006 – Graciosa Country Club

- 2007 – Graciosa Country Club

- 2008 – Clube Curitibano

- 2009 – Graciosa Country Club

- 2010 – Graciosa Country Club

- 2011 – Graciosa Country Club

- 2012 – Clube Curitibano

- 2013 – Clube Curitibano

- 2014 – Clube Curitibano

- 2015 – Clube Curitibano

- 2016 – Clube Curitibano

- 2017 – Clube Curitibano

- 2018 – Clube Curitibano

- 2019 – Clube Curitibano

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o patrocínio da Decathlon, Artengo e Sandever e o apoio da Murano e do Governo do Estado do Paraná.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404