Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Destaque
07 de agosto de 2020 16:55
Tenista da Semana: Isabela Romanichen
Jogadora foi campeã na Espanha, onde persegue o sonho de ser profissional

No início desse ano, mais precisamente em 29 de janeiro Isabela Romanichen desembargou na Espanha com um objetivo muito claro, ser TOP 50 do mundo na WTA. Em meio a alguma adversidades, a principal delas a pandemia, a tenista curitibana começa a dar passos promissores com o retorno das atividades na Europa.

Com apenas 15 anos, Isabela venceu no último final de semana um torneio 18 anos. Conversamos com ela para saber um pouco mais de suas conquistas.

FPT: Conte um pouco da sua história no tênis.

Isabela: Comecei a jogar com 8 anos no Círculo Militar do Paraná, inclusive ainda sou sócia. Fiz aulas particulares com o professor Bruno Andrade, fui descobrindo o esporte, me apaixonando pela modalidade, comecei a jogar os torneios da FPT até ser campeã paranaense com 11 anos. Ano passado ganhei a Copa Guga na categoria 16 e decidi seguir minha carreira aqui na Espanha.

Por que a opção pela Espanha?

O nível aqui é excelente, jogadores, torneios, mas principalmente pelo treinamento que oferece uma excelente base para o juvenil. Sem contar que tive a oportunidade de treinar com a 50 do mundo infantojuvenil e com meninas francesas, espanholas e portuguesas que tem outro estilo de jogo.

Como foi durante a pademia?

Foi bem cansativo. Como não podíamos ir para o clube fizemos muito trabalho físico, então a rotina foi bem intensa. De manhã treinávamos força com peso livre e máquinas de musculação e a tarde fazíamos a parte aeróbica, corrida e movimentação. Foram 2 meses assim.

Voltamos para as quadras há cerca de 2 meses e senti muito resultado desse trabalho físico. Estou mais leve, mais forte, muito mérito do meu treinador, o Cristiano, que faz um ótimo trabalho. Fizemos também um trabalho mental para melhorar essa parte e a parte tática do jogo. Senti que eu voltei melhor, inclusive não demorei para pegar o ritmo de novo.

Como foi o retorno as quadras?

Depois do retorno as quadras, os torneios demoraram mais 1 mês pra retornar. E temos várias regras para seguir. No clube usamos máscaras o tempo todo, só retiramos para jogar, passamos muito álcool gel e durante o jogo temos que cuidar também. Trocar de lado na quadra atravessando a rede pelo lado oposto do oponente e o cumprimento após a partida é batendo as raquetes.

Fale sobre seu título.

No último sábado 31/07 ganhei o torneio de 18 anos disputado no Club de Tenis Sueca, na cidade de Sueca aqui na Espanha. Foram 3 jogos, eu venci a 1ª rodada contra a Paula Sanleon 6/0 6/0, na semi-final venci a Belen Blasco 6/3 6/1 e a final contra Ana Gradoli venci por 6/1 6/0. E domingo foi meu aniversário de 16 anos, foi um ótimo presente.

Tive outros bons resultados aqui também. Fiz semifinal do circuito Marca Jóvenes Promessas na categoria sub-16, esse evento é nacional, também fui finalista do Circuito Young Tennis Tour sub-16 e Campeã Regional no sub-16.

Como recomendaria os torneios da FPT.

A FPT faz um excelente trabalho com os torneios no estado, principalmente em Curitiba, que é onde eu mais joguei. A participação nesses eventos foi muito importante para o meu desenvolvimento no tênis.

Inclusive gostaria de aproveitar e agradecer quem me apoiou durante minha trajetória. O técnico Celso Marquetti, Carlos Gerada meu preparador físico aqui na Espanha que entende muito de tênis e meus pais principalmente. Eles sempre foram a chave para isso acontecer, foram os grandes apoiadores e “paitrocinadores” (risos) de tudo isso, mas especialmente por sempre terem me apoiado no que eu pensava e no que eu queria.

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o patrocínio da Decathlon, Artengo e Sandever e o apoio da Murano e do Governo do Estado do Paraná.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404