Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Coluna
23 de setembro de 2020 15:36
Coluna: Psicologia do Esporte
Como superar uma lesão? O trauma no esporte

O tema de hoje é sobre o trauma no esporte, a algum tempo atrás eu estive em um congresso de traumatologia esportiva palestrando justamente sobre o medo do retorno ao esporte.  O atleta que está em um desenvolvimento ascendente em sua carreira e por algum motivo em um treino ou competição acaba sofrendo algum tipo de trauma, lesão, fratura, etc, e se vê em uma situação onde precisa se afastar por um determinado tempo.

Por ficar imobilizado, engessado, limitado de alguma forma, se vê parado, sem treinar, começa a ficar muito tenso, triste porque acabou aquela rotina que ele tinha, e vem os pensamentos de que está ficando para trás em relação aos outros e que que não conseguirá mais voltar ao seu rendimento anterior.

Quando termina o processo de cura e começa a fase de recuperação da lesão, o atleta se vê sofrendo para realizar movimentos básicos que antes era tão normais, tão simples e que ele nem mesmo parava para perceber que os estava fazendo. Nessa fase ele se vê aprisionado em movimentos técnicos, muitas vezes simples, chatos e que devem ser repetidos “infinitas” vezes para se reabilitar.

Ele se sente ansioso, triste, deprimido, com raiva e tantos outros sentimentos nesse período, pois em muitos momentos ele pode pensar que já que está tão difícil fazer certos movimentos simples, imagina quando voltar ao treino normal. É nessa hora que ele se vê em desespero, o medo e a dúvida se irá realmente conseguir se recuperar rapidamente tomam conta, e caso o atleta entre nessa fase, o ideal é que seja realizado um acompanhamento com um Psicólogo capacitado.

O trabalho deverá ser além do apoio emocional ao atleta nessa fase, desenvolver novas habilidades para potencializar o processo de recuperação, além disso deverá ser organizado um cronograma de cada etapa a ser cumprida, e o que pode e deve esperar em cada uma, entendendo o seu papel e responsabilidade para que seja bem sucedido

Durante o processo o atleta vai transformando o seu medo em autoestima e confiança, novamente acreditando em si, e lidando com o trauma como um aprendizado em sua história para seu crescimento profissional.

Minha sugestão para o atleta que nesse momento lê essa coluna e se identifica com a situação, é que você aproveite esse momento de recuperação pra fazer tudo o que é necessário no tempo que foi estipulado pelos especialistas que te acompanham, não adianta tentar antecipar o retorno ao esporte, tem que respeitar o processo, se você respeitar, você consegue ter uma recuperação muito boa, muitas vezes consegue ter uma performance superior após esse período porque mentalmente você estará com certeza muito mais forte.

Pessoal essa é a dica, qualquer dúvida ou comentário estou a disposição

Grande abraço Paulo Penha

 

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.