Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

História
29 de setembro de 2020 15:12
FPT lança exposição virtual sobre seus 70 anos
Parceria com Centro de Memória do Esporte possibilitou exposição

O Centro de Memória do Esporte em parceria com a Federação Paranaense de Tênis apresenta sua segunda exposição virtual, desta vez contando a história do tênis no Paraná, em comemoração aos 70 anos da FPT.

Segundo o coordenador de projetos da FPT, Daniel Hreczuck, o projeto acabou adaptado devido a pandemia: “O plano era realizar uma exposição física no Centro de Memórias localizado no Ginásio do Tarumã. Lá os visitantes poderiam ver itens diversos como: troféus, raquetes utilizadas pelos jogadores, uniformes, várias fotos, vídeos e entrevistas com a história do tênis e do beach tennis no estado. Porém com a pandemia a ideia teve que ser adaptada para o formato online”.

A exposição está dividida em 3 momentos: história, atletas históricos e atletas da atualidade. A história conta um pouco de como era o tênis até 1950, ano de fundação da FPT, a lista de presidentes, o título de Gustavo Kuerten em Curitiba, a criação do Interclubes de Classes, os títulos na Copa das Federações, até a chegada do beach tennis.

Na parte de atletas históricos alguns dos grandes nomes do tênis no estado são relembrados, como: Orlando Silva, George Naday, Ivo Ribeiro, Marco Abilhoa, Rodrigo Barnabé, Gisele Miró, Antonio Carlos Prieto Junior e Bruna Colósio. Por fim, a exposição encerra com alguns nomes da atualidade: Marcelo Tebet Filho, Thiago Wild, Renato, Teliana e José Pereira

“Me sinto muito orgulhoso de estar à frente da entidade neste momento e cumprimento cada presidente que passou, pois cada um contribuiu um pouco na construção desta bela história com seu generoso trabalho”, comentou o presidente da FPT, Silvio Pinheiro de Souza.

De acordo com o superintendente da Paraná Esporte, Helio Virbiski, o resgate da memória do esporte paranaense também busca alavancar as práticas esportivas constantemente. “Não tenho dúvida nenhuma de que quanto mais promovemos a difusão da história do esporte, mais incentivamos as futuras gerações a conhecer um pouco mais cada modalidade, se espelhando assim em atletas renomados do nosso Estado. ”

O Centro de Memória do Esporte Paranaense tem o objetivo de preservar, resguardar e resgatar a história do esporte do estado do Paraná, ele foi reaberto em 2019 com a exposição "Os Craques da Bola". A ideia inicial era utilizar alguns espaços do Ginásio do Tarumã para apresentar ao público a história do esporte paranaense através de troféus, medalhas, fotos, livros de coletânea, fotografias, livros dos jogos, mídias digitais, proporcionando aos visitantes um resgate e aproximação com a história do esporte do Paraná.

Já o projeto do museu virtual surgiu da necessidade em expor os acervos também de forma virtual, disponibilizando conteúdos digitalizados em diferentes formatos e suportes midiáticos, tornando-os mais acessíveis, e assim ampliando significativamente o alcance para o público. A organização desse espaço virtual permite que o material produzido na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, por meio da Paraná Esporte, juntamente com as entidades envolvidas, seja compartilhado com todos os públicos.

Confira a exposição aqui.

---

 

A Federação Paranaense de Tênis conta com o patrocínio da Decathlon, Artengo e Sandever e o apoio da Murano e do Governo do Estado do Paraná.  

 

Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br

41 3365-2404