Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

CANSAÇO X DESMOTIVAÇÃO
29 de outubro de 2020 20:47
COLUNA: PSICOLOGIA DO ESPORTE
Psicologia do Esporte
Dica: Paulo Penha - Psicologo

Venho trazer esse tema aqui pra vocês porque é algo que encontro constantemente em conflito nos atletas. “Poxa cansado”, “não estou a fim de fazer nada”, ou, “putz estou muito desmotivado não quero fazer nada”. Parecem tão parecidos os discursos, e realmente são, por isso que se gera muita confusão entre a compreensão entre um e outro. 

Às vezes o atleta fala assim pra mim: “estou desmotivado”, “estou pensado em desistir” tenistas de alto nível muitas vezes falam, “não estou mais aguentando tanta pressão e exigência”. Quando investigo as situações, muitas vezes elas começam como cansaço e pelo descaso com essas situações aos poucos vão se transformando em desmotivação. 

Muitas vezes por  treinos exaustivos que muitas vezes beiram ao overtraining, o atleta  se perde no treino, pois treina, não descansa corretamente e depois treina novamente, além disso esse atleta está tão envolvido com outras atividades como  faculdade, colégio, trabalho, cursos de línguas... são tantos afazeres!!!  Se veêm cansados, sem momento para o sono, boa alimentação, lazer e intimidade com seus familiares, o cansaço vai se transformando e muitos outros sintomas, como stress, ansiedade, depressão, entre outros. 

 Nessa fase nem mesmo um final de semana de descansando seria o suficiente pra restaurar a harmonia entre corpo e mente, pois já estaria instaurada a desmotivação. A desmotivação vai além do cansaço é o momento que pessoa começa a se questionar se vale à pena continuar a fazer o que faz. Nesse momento a intervenção em Psicologia é extremamente necessária, pois conseguimos fazer o resgate de atleta quando ele percebe que tudo pode ter se originado de um simples cansado e o auxiliamos a ressignificar sua sensação quanto ao esporte e o ajudarmos a reorganizar sua rotina. Vale lembrar que mais necessário que a intervenção nessa situação é trabalhar a prevenção com um bom Treino Mental um atleta que deseja atingir seu sucesso no tênis terá mais facilidade de lidar com situações como essas. 

Pessoal, qualquer dúvida ou comentário estou a disposição 

Grande abraço Paulo Penha 

 Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.