Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Coluna: Psicologia do Esporte
05 de fevereiro de 2021 16:05
@psicologodoesporte.paulopenha
A influência das mídias nos atletas
Coluna: Psicologia do Esporte

@psicologodoesporte.paulopenha

Os atletas são “heróis” ou os atletas são apenas peças de uma grande engrenagem!? Vemos que a mídia tem um papel expressivo na sociedade como grande influenciadora das massas, que pode determinar muitas das "tendências” futuras e dessa forma contribuir positivamente ou negativamente na construção de atletas.

Por muitas vezes os veículos de informação terem apenas um olhar unilateral perante uma situação, pode não ter uma visão geral e/ou científica e dessa forma pender suas observações para uma visão que poderá comprometer indiretamente no rendimento de um atleta de forma negativa, podendo o levar o atleta, por exemplo, ao tentar fazer a mesma coisa que um “atleta” campeão fez na final de um grande evento e foi divulgado na mídia como a melhor estratégia a ser feita, a uma fadiga física e frustação emocional nesse atleta levando possivelmente a queda de seu rendimento e vez do aperfeiçoamento, o que na maioria dos casos levariam a desistência de atletas com grandes potenciais.

Vale a reflexão que caso a visão midiática esteja olhando por um prisma científico positivo, instigar os atletas a buscarem o melhor e consequentemente alcançarem o seu máximo, conseguindo por consequência as quebras de suas marcas pessoais, regionais, nacionais e até mesmo mundiais seria benéfico. Mas aí lanço a reflexão sobre o que seria esse prisma científico positivo!?

Outra questão, a derrota é culpa do atleta ou das tecnologias influenciadas pelas mídias!?, pois recursos, técnicas, novas metodologias e ferramentas quando mal aplicadas não vão gerar os resultados idealizados nos atletas, percebemos que as mídias, comissão técnica, torcidas, entre outros, culpabilizam os atletas e nessa situação até mesmo os atletas acabam por acreditar também e se culparem. Mas será que de fato são eles os culpados!?

Quando falamos desses cenários parece tudo ficar tão turvo, por isso que como orientação que passo aqui nessa coluna, é que é essencial que o atleta se responsabilize por suas ações, não importa as ferramentas que ele possua, ou se ele está em um centro de treinamento pequeno ou grande, o que interessa é ele assumir o que é necessário ser feito diariamente, e ir se aprimorando constantemente com os recursos que possui só assim ele irá quebrar suas marcas pessoais e continuar crescendo dentro de seu esporte.

 

 

Espero que tenham apreciado a leitura e estou à disposição.

Grande abraço

Paulo Penha

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.

 


- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333