Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Treinos suspensos?
04 de março de 2021 16:58
Coluna
Coluna: Psicologia do Esporte
Treinos suspensos de volta e agora!?

 

@psicologodoesporte.paulopenha

E aí, e agora!? Acabou!?

 

Desânimo, pensamentos depressivos, estafa mental estão ocorrendo em decorrência da pandemia, perdendo rendimento na sua vida e nos treinos.

Isso ocorre porque você está se permitindo perder performance!!! Mas quero me explicar melhor, é óbvio que os que estão aqui lendo essa coluna e nesse momento estão em sofrimento por terem contraído o vírus ou algum familiar que contraiu ou até mesmo veio a óbito, é claro que você tem todo direito ao sofrimento, mas e os atletas que estão apenas sofrendo os efeitos colaterais da pandemia como terem seus treinos suspenso em uma fase de Lockdown, a que nível esse sofrimento é tolerável?

Parece que sua vida “pausou”!? Mas se pergunte, porque parou, será que há justificativa o suficiente para a sua vida estagnar? ou você está usando o contexto atual como uma desculpa para o insucesso!?

Será que é possível você se reinventar nesse momento e conseguir ter ainda mais sucesso do que antes?!? Existem formas diferenciadas para lidar com a adversidade, e precisamos entender e saber como domá-la.

Para que as mudanças positivas ocorram na sua vida é necessário que você faça algo ativamente positivo todos os dias para que de fato você se adapte a adversidade e consiga evoluir durante essa fase que nos limita de tantas formas, mas apenas nos limita não nos impedem de atingir nosso máximo potencial.

Então um caminho é acordar no próximo dia, abrir os olhos e tentar enxergar as coisas diferentes, fazer um novo planejamento da sua vida, direcionar as atividades necessárias no dia e dessa forma cada dia avançar mais em direção de seus novos objetivos, e com isso a ansiedade reduz, a “depressão” cessa e você percebe como de fato é estar no controle.

Algumas pessoas podem valorizaram seu próprio sofrimento e outras podem enaltecer suas conquistas, a decisão é apenas sua sobre a forma que deseja encarar cada uma dessas situações.

Se necessário pegue um dia para se reorganizar, não faça mais nada, não trabalhe, não treine, reflita sobre suas vida, faça atividades que no seu dia-a-dia você não está acostumado a fazer, ajude seu cérebro a pensar de uma maneira diferente, e assim você terá mais facilidade para encontrar alternativas diferentes em sua vida nessa fase. E voltar aos seus treinos e atividades com outro vigor!!!

Abra os olhos para valorizar as coisas que você já possui em sua vida e não apenas o que você já poderia ter se não fosse o lockdown. Dessa forma você pode perceber que seu sofrimento não está tão bem fundamentado assim. Tem que saber o momento de lutar, descansar e se reinventar.

Olhe para sua vida querendo resolver e não sofrer!!!!

 

Espero que tenham apreciado a leitura e estou a disposição.

Grande abraço

Paulo Penha

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.

 


- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333