Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

psicom
29 de abril de 2021 13:13
Coluna
Coluna: Psicologia do Esporte
A SUBJETIVIDADE NOS TREINOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO DESEMPENHO DO ATLETA

A subjetividade está a nossa volta!! Mas você sabe o que ela é, e onde ela está!?

Atualmente o processo de treino se tornou mecânico, onde o tempo corre a uma velocidade acelerada, e há necessidades e exigências constantes para que se participe cada vez em mais competições e torneios, e é claro, que se vençam todos!! Nesse ritmo frenético não se percebe o como este processo é maçante e árduo, e muita vezes se esquece que estamos lidando com pessoas (com suas particularidades e sentimentos), e não com máquinas.  Quando os resultados não são satisfatórios, muitas vezes não se sabe o porquê está acorrendo isso e na maioria dos casos, atletas acabam por ser descartados como peças sobressalentes.

O mundo esportivo, precisa modificar a forma de lidar com suas principais peças que são os atletas, e aumentar o investimento e cuidados aos mesmos. Pois somente assim se estará garantindo uma base fixa para a conquista de vitórias, para que possam se tornar constantes e sólidas por um longo período nos parâmetros esportivos.

Por isso essa coluna é dedicada às diretorias, comissões técnicas e treinadores, para instigar uma nova percepção relacionada ao treino. O trabalho em uma equipe multiprofissional é um dos recursos que facilitam as análises e diferenciações entre os atletas. Todos devem ficar atentos quanto a esta questão, e este é justamente um dos trabalhos da Psicologia do Esporte, que observa, analisa e intervém de forma direta e eficaz no centro das dificuldades subjetivas de um atleta, dessa forma auxiliando o treinador a encontrar outras ferramentas que atinjam seus objetivos com aquele atleta e/ou equipe.

Espero que este texto possa gerar mais discussões sobre o assunto. Lembrando que sempre estou aberto para trocar idéias com os leitores por whatsapp e email.

 

Obrigado e até a próxima!!!

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.


- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333