Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Coluna
02 de junho de 2021 17:53
Pscologia do esporte
Coluna: Psicologia do Esporte
DORMIR PARA VENCER

É isso mesmo, o sono, isso é dormir, é um dos caminhos, um dos requisitos essenciais  para se ter sucesso no esporte e vencer os desafios do dia-a-dia.  O sono é um tema muitas vezes negligenciado no contexto esportivo, visto parecer algo secundário, mas não é bem assim, ele se mostra de grande relevância e agora vamos entender um pouco melhor o porque.

O sono é uma necessidade biológica para recuperar as energias gastas durante o dia. A falta de qualidade de sono gera uma instabilidade no relógio biológico da pessoa, pois ela acordará com a sensação de cansaço, e sua produtividade durante o dia cairá, podendo gerar mal humor, baixa concentração, atenção e acesso a memória aumento da ansiedade e estresse, dificuldade de controlar o peso, inclusive aumentando o risco de lesões, esses aspectos e outros contribuem para diminuir o rendimento esportivo. (Miguel, 2019) e (Nahas, 2003)

Em pesquisas foram encontradas correlações expressivas entre a qualidade do descanso e repouso e os níveis de fadiga, e que estão proporcionalmente interligados, na hora que o descanso diminui a fadiga aumenta.  (Brandt, 2010). O tempo de reação de um atleta tem interferência por diversos fatores, entre eles o sono. O sono chega a ser considerado por muitos atletas como uma estratégia a ser utilizada para vencer. (Léger, 2008) e (Samulski e Noce, 2002)

O sono já é reconhecido por atletas de elite e treinadores como um componente de muita relevância para a regeneração dos atletas, sendo de extrema necessidade para um bom desempenho esportivo. (O’Toole, 2005)

Aos técnicos: Antes de fecharem uma avaliação de seus atletas investigar todas as variáveis possíveis, pois em muitos momentos o motivo de um baixo rendimento esportivo se deve simplesmente a baixa qualidade de sono, e no momento em que se auxilia esse atleta a se reorganizar e valorizar o momento do sono pode ser o suficiente para que o seu desempenho melhore.

Aos atletas: Verifiquem antes de dormir se estão tempo demais no celular por exemplo, ou se o seu quarto é silencioso ou tem muito barulho, se é muito quente ou frio, e até mesmo se os travesseiros e colchões estão confortáveis.

 

Fiquem atentos, e bons sonhos!!!

Um grande abraço, Paulo Penha!!!

Até a próxima!!!

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.

 


- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333