Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

FPT
18 de junho de 2021 12:24
Coluna PSCCON
Coluna: Psicologia do esporte
Gestão esportiva efetiva = Ascensão

Olá, já fazem algumas semanas que realizei uma LIVE em meu Instagram, cujo tema foi Gestão Esportiva Efetiva, cujo o objetivo era fazer com que as pessoas compreendessem um pouco melhor como deve ser uma Gestão Eficiente em seu time. Tive a colaboração de grandes convidados, Renato Bragagnollo gestor no SESI-SP, José Barros Professor da Pós Graduação em Gestão do Esporte do SENAC-SP, e Denize Diniz Consultora Técnica das categorias de base do Texas United Volleyball Club-USA, que trouxeram sua expertise de anos de experiências, cuja discussão foi tão rica que resolvi compartilhar os principais pontos aqui com vocês.

Em nossa conversa os pontos que mais se destacaram foram que um gestor deve saber fazer contratos, entender como cuidar do financeiro, procurar e entender formas de gerir adequadamente, além de entender de legislação, Recursos Humanos e Administração, dominar o conhecimento da gestão, saber fazer projetos, e trabalhar com um marketing inteligente que foque em empresas divulgando suas marcas.

Além disso, um bom gestor é quem sabe delegar, é necessário saber realizar um bom planejamento estratégico, entender de periodização, deve conhecer e entender os órgãos reguladores, ser um facilitador de processos, entender de logística, possuir uma boa equipe multidisciplinar a sua disposição, saber trabalhar em equipe, ser “humildade” assumindo seus erros quando ocorrerem.

E ainda foram destacados os seguintes pontos; Não se pode depender de verba pública, isto é, “Marketing ? Patrocínio”, “Gestor = Líder”, e “Deve-se conhecer Seu Time”. Foram dicas valorosas e com certeza ensinamentos que poderão ajudar muitas pessoas a se aprimorarem no meio esportivo, pois a gestão é do time, da equipe, do grupo e de si mesmo.

Uma sugestão, é que vocês releiam as dicas e as pratiquem no seu dia-a-dia, pois um bom gestor pode de fato auxiliar seu time a crescer e vencer, ou pode ser o responsável pela sua decadência.

Um grande abraço a todos e até a próxima, Paulo Penha!!!

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.

 


- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333