Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

FPT
27 de julho de 2021 17:12
Tenista da Semana
A nova geração vem forte
Rafael Gama vem se destacando no cenário paranaense e nacional de tênis

Por Diogo Oliveira

Rafael Piazza Gama, atleta de 12 anos da DM Tênis chega a sua primeira convocação para representar a seleção brasileira de tênis no Sul-americano que aconteceu neste mês de julho. Dentro dessa entrevista vamos conhecer um pouco mais sobre esse promissor atleta que vem acumulando títulos paranaenses e brasileiros ao longo de sua trajetória.

Rafa como foi sua entrada no esporte?

“Tudo começou quando eu e meus pais morávamos no Chile. Lá eu ia praticar natação em um clube e sempre na rota para as piscinas passávamos pelas quadras de tênis. Todo dia ouvindo aquele barulho de bolinha batendo. Um dia passando por ali eu disse para os meus pais, eu quero jogar tênis.

“E eles me deram uma raquete e me apoiaram bastante com a minha decisão. Foi muito difícil fazer aulas lá porque eu era bem pequeno, em 2011, só tinha 2 anos. Minha família ficou amiga de uma outra família de trigêmeos que um jogava tênis. Eu comecei a fazer aula com ele e um treinador. Nas primeiras aulas eu percebi que o tênis era a minha real paixão. Nós voltamos para o Brasil e foram anos ao mesmo tento bons e difíceis. Para se encaixar de volta e achar aulas. Em 2014 para 2015 não tinham clubes com aulas para crianças da minha idade então eu fazia aulas particulares. E eu não tinha felicidade treinando e jogando e isso resultou em eu quase parar de jogar tênis. Mas foi aí que eu conheci a DM TÊNIS/ Instituto Ícaro. No primeiro treino percebi que era lá o meu lugar, o lugar onde eu jogaria e ficaria feliz jogando. E até agora continuo jogando lá com muita felicidade.”

Muitos pais têm dúvidas sobre quando iniciar seu filho no tênis, você começou bem novo, como era sua rotina de treinamentos nessa época Rafael?

“No Chile eu jogava só 1 vez por dia porque ainda era pequeno. Mas quando voltei comecei a treinar 3 vezes por semana porque já era maior. ”

Quando você e sua família decidiram que era hora de intensificar os treinamentos?

“Anteriormente quando eu treinava 3 vezes por dia fazia também natação. Quando cheguei a um nível bom da natação meus pais me deram a escolha de continuar com a natação ou focar no tênis. Eu escolhi ficar no tênis e lá nos percebemos que eu tinha que intensificar os treinamentos. ”

E hoje aos 12 anos o que mudou na sua rotina de treinamentos Rafael?

“Minha rotina é muito puxada. Eu treino 6 vezes por semana 2 horas por dia. (Segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado), são mais 4 vezes por semana de treino físico, 1 hora por dia. (Segunda, quarta, quinta e sexta), além de fisioterapia 1 vez por semana, e 1 vez por mês nutricionista. ”

A quanto tempo você participa de torneios da FPT e CBT como atleta federado?

“Participo desde 7 anos. ”

Rafael mesmo tão jovem você já coleciona uma serie de títulos certo? Conte para agente quais são seus favoritos?

“Alguns torneios que são bem importantes para mim são:

2017 - Campeão Paranaense simples 8 anos.

2017 - Campeão Brasileiro simples e duplas 8 anos

2017 - Vice-Campeão Copa Guga 8 anos

2018 - Vice-Campeão Banana Bowl 9 anos e campeão de duplas 9 anos

2018 - Campeão Brasileiro de duplas 9 anos

2018 - Campeão Copa Guga 9 anos

2019 - Campeão Brasil Juniors Cup dupla 10 anos

2019 - Bicampeão Brasileiro simples 10 anos

2019 - Bicampeão Paranaense simples 10 anos

2021 - 1 do Ranking Brasileiro

2021 - Convocado para representar o Brasil no Sul-americano. ”

Uma coisa que eu escuto muito de pessoas proximas a você é que você sabe o que quer. Me diz ai Rafa no auge dos seus 12 anos, você realmente já definiu qual será sua carreira? Nos conte qual seu objetivo no tenis?

“Meu objetivo é e sempre foi viver pelo tênis. Quero ser profissional e darei o máximo para conseguir isso. Tentar ser o futuro número 1 da ATP. ”

Qual seu maior ídolo no esporte?

“Meu maior ídolo no esporte e Roger Federer. ”

Quais as qualidades que você mais admira nele e traz para dentro de quadra?

“Uma das qualidades que ele tem e eu admiro é o foco e a intensidade que ele põe dentro de quadra. Sempre tento fazer o mesmo. ”

Bem Rafael chegamos em um assunto que tenho certeza que te deixou muito feliz, que foi sua convocação para a seleção brasileira de tenis. Conte-nos como foi receber esse convite?

“O dia em que eu soube que fui convocado foi 17 de junho. Estava estudando e meu pai veio com a notícia. Eu fiquei muito feliz, sem acreditar que realmente tinha acontecido. ”

Onde será sua primeira participação representando o Brasil?

“A minha primeira participação representando o Brasil vai ser no Sul-americano no Peru ao lado do Felipe Mamede e Frederico Cabral. O técnico será Eduardo Gordilho. ”

Conte para gente rafa o que um atleta de 12 anos altamente competitivo como você sente estando prestes a ir para outro país representar sua nação no esporte que ama?

 “Estou muito feliz por poder reapresentar o meu país e ainda fazendo uma viagem internacional. Eu também tenho certeza que vai ser uma experiência muito legal. ”

 

Sem mais rafa deixo aqui um espaço para você fazer qualquer menção de agradecimento a equipe assim como sua familia que vem de fornecendo esse suporte que possibilita você viver esse sonho, que é seguir essa jornada rumo a se tornar tenista profissional.

“Eu quero primeiro agradecer ao time DM/ Instituto Ícaro por todo o apoio e treinos. Mas principalmente agradecer a Bonatto, Duda e Jean que sempre acreditaram em mim. E por último agradecer a minha família. Vos, avós, minhas irmãs e meus pais. E um especial, OBRIGADO ao meu pai que sempre esteve ao meu lado. Melhores amigos para sempre. ”

Sem mais, ficamos por aqui com essa entrevista que nos deu a oportunidade de conhecer mais um jovem talento do tênis paranaense e brasileiro. Continuem acompanhando a FPT em nosso site e nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no tenis paranaense. 

 

 

- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333