Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

FPT
06 de agosto de 2021 14:24
Coluna Psiccom
Coluna: Psicologia do Esporte
Ensinamentos do Hipismo para todos os esportes

@psicologodoesporte.paulopenha

Depois de mais uma Live fantástica realizada em meu Instagram é impossível não falar sobre o assunto discutido, hoje trago para vocês os principais assuntos abordados nessa conversa tão interessante sobre o Mundo do Hipismo.

Meus convidados foram: de São Paulo Fábio Rodarte Cavaleiro Coach profissional com mais de 30 anos de experiência no esporte, de Curitiba Rodrigo Carvalho, Instrutor de equitação há oito anos, trabalha com equinos há cerca de 20 anos, e de Florianópolis Rafael Lindner Dias, Cavaleiro profissional que já venceu alguns Grande-Prêmios como do Haras MD e do Haras Fischer e a nível internacional saltou o GP do Best Jump e Venceu prova em Moorsele na Bélgica e em Wellington nos EUA.

“Destacou-se na conversa que o Hipismo é conexão, conexão com o outro e com si mesmo”, e que a importância do Conjunto é fundamental no hipismo, se ter sintonia com o cavalo que está montando é essencial para formar um bom conjunto, percepção, sensibilidade, parceria, grandes segredos para o caminho do sucesso nesse esporte.

Alguns dos conhecimentos básicos do cavaleiro/amazona devem ser:

1. Disciplina: todo atleta deve ter disciplina para o aprendizado

2. Diagonal de trote - tirar o assento da sela na hora certa enquanto trota

3. Galope do cavalo na mão certa: o equilíbrio do equino e também do atleta depende da mão certa no galope

4. Alto: saber parar o cavalo sempre que necessário sem perder o equilíbrio

5. Conjunto: ter sintonia com o cavalo que está montando é essencial para formar um bom conjunto

As principais dicas que surgiram foram: “Frações de segundos podem te fazer perder o campeonato”, “1 minuto para fazer 90.000 coisas”, “A variável viva do conjunto interfere”, “Pressões de pais = desejos projetados”, “No hipismo há muito Ego envolvido”, “Deve-se entender sobre armação de percurso”, “A terapia ajuda no hipismo”, “A preparação física é necessária”, “Para uma boa preparação física é necessário analisar o perfil necessário de cada atleta”, “O Atleta precisa entender que acontece o refugo”, “O erro ajuda ao aperfeiçoamento”, “O erro está a favor do resultado”, “Devem-se enfrentar os traumas”, “Pensamentos organizados = ações organizadas”, “Tem que se trabalhar a precisão do atleta”, “É necessário um ajuste fino”, “Humildade e aprender com os experientes”.

E para ficar firme e crescer no esporte, foi um consenso de todos que os atletas devem ter: Paciência, Amor, Fé, Positividade, Determinação e Comprometimento. Então agora coloco uma questão interessante, tirando alguns pontos que são específicos e exclusivos do hipismo, é tão diferente assim do seu esporte? Os quesitos necessários para ser campeão, são universais!!!!

Um grande abraço, boa reflexão pessoal, e até a próxima!!!

Paulo Penha (Psicólogo do Esporte- PSICCOM, Presidente da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná- APEP).

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.

 


- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333