Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

FPT
27 de agosto de 2021 13:12
Coluna Psiccom
RESILIÊNCIA
COLUNA: PSICOLOGIA DO ESPORTE

@psicologodoesporte.paulopenha

Muitas vez ouvimos os atletas dizerem, “tenho que ser resiliente”, mas será que de fato ele sabe o que é ser resiliente? É muito fácil você falar que é um atleta resiliente, que você é um profissional resiliente, mas a capacidade de você poder se adaptar as situações e entender o enfrentamento é muito mais profundo do que geralmente se fala. Então, o que é ser Resiliente? 

Resiliência é a capacidade da pessoa se adaptar a uma situação e também poder retornar a sua forma original, isso é não deixando de ser quem ela é. Está cada vez mais comum esse termo no mundo esportivo.

            Mas só o fato de você entender que existe um constructo interno, uma forma de pensar, uma forma de estruturar ações e comportamentos diante das adversidades, será que já te deixa pronto?

            A primeira pergunta que deve fazer é “eu estou pronto pra encarar qualquer situação que venha nessa situação?”, será que você analisa todas as circunstâncias e situações que pode acontecer em um determinado ambiente em decorrência das ações que você está praticando!? Geralmente não!!!! Geralmente dizemos que estamos preparados, mas na realidade você está preparado ou apenas acredita que está preparado e na hora “h” não conseguirá colocar em prática?

            E outros momentos você está preparado para uma ou duas variáveis que podem ocorrer naquele momento, mas você está pronto realmente pra enfrentar todas as variáveis possíveis para lidar com uma situação?

            Você consegue ter maleabilidade e flexibilidade de improviso? Essas são ações muito importantes dentro de um ambiente esportivo, o esporte está em constante movimento, ele muda constantemente.

Nas últimas olimpíadas podemos observar diversas manifestações de variáveis emocionais que influenciaram na performance dos atletas, atletas que “ruíram”, “desmoronaram”, atletas campeões que caíram por não conseguirem lidar com pressões externas e questões internas, mas também pudemos perceber também outros atletas que surpreenderam, atletas que venceram, atletas que mantiveram estabilidades emocionais fantásticas.

Vimos exemplo de atletas que enquanto seus adversários estavam visivelmente tensos e nervosos, eles em contrapartida estavam com semblantes tranquilos, serenos, e obtiveram ótimos resultados em suas provas. Essa é a força mental, a capacidade de a pessoa ser resiliente no momento de estresse se adaptar e ter comportamentos adequados mantendo um estado de equilíbrio interno.

            No meu dia-a-dia em meus atendimentos e treinamentos, quando um atleta fala para mim “Doutor eu perdi tudo!!!”  eu digo, “Ok, e o que você aprendeu com essa derrota?”. Para evoluirmos, devemos  entender, aprender, e evoluir com nosso erros, há uma necessidade real de você estar constantemente fiscalizando a situação, você pode optar em estar despreparado,  você pode falar “ Meu Deus perdi e agora!?” ou de preferencia pode optar em pensar da seguinte maneira “Certo perdi, o que eu posso fazer então pra que isso não ocorra novamente!?”, ou ainda, “Onde realmente ocorreram minhas falhas nesse jogo de hoje ou nesse campeonato, nesse torneio, neste troféu...”, então aprendam com as situações, evoluam com elas.

            A resiliência está dentro de você é o preparo interno para enfrentar qualquer adversidade que ocorra, estabilizar e enfrentar a situação, é perder aprender e seguir para a próxima ou  vencer comemorar, entender como ganhou, corrigir seus erros e seguir para o próximo jogo e/ou campeonato. Resumindo, estar sempre preparado e equilibrado.

            A resiliência é importante para que se permaneça forte no esporte, nós tivemos agora em alguns eventos esportivos internacionais entre eles as olimpíadas de Tóquio a possibilidade de ver atletas brasileiros que tiveram quedas significativas em seus  rendimentos em relação aos que eles faziam em 2019, em compensação outros que conseguiram bater suas marcas e conquistar novos recordes pessoais, mas e aí, como explicar essa diferença!?

            A explicação está justamente pela forma de adaptação, a resiliência interna, uma flexibilidade que a pessoa possui de lidar com todas as adversidades, então é importante uma reflexão e análise profunda sobre isso. Não importa se você é atleta, se você é técnico, profissional da área da saúde esportiva, pai, mãe, se pergunte: “Estou sendo resiliente com os problemas que acontecem em minha vida?”. “Estou me adaptando, encontrando recursos necessários para lidar com essas situações mantendo uma boa estabilidade emocional?”.

            E como saber se você está sendo resiliente? Primeiro analisar como está lidando com seus problemas, se com as dificuldades que estão surgindo está conseguindo superar diariamente qualquer barreira que apareça, esses são alguns de vários comportamentos que podem indicar que você possivelmente está sendo resiliente, mas se está sofrendo, ansioso, estão acontecendo varias coisas e como consequência só consegue ficar irritado, está tendo episódios de insônia, dores de barriga, esses podem ser sintomas que você não está conseguindo lidar provavelmente com as adversidades e aí com certeza você não está sendo resiliente em certas situações.

            Então é fácil perceber, mas talvez ainda muito difícil desenvolver a auto avaliação e a autocrítica, a grande maioria não consegue fazer e elas são cruciais para se gerenciar as habilidades internas e conseguir assumir e reconhecer essa falhas.

            É importante encontrar as ferramentas necessárias e é claro se você sente que é muito difícil chegar nesse nível de insight sozinho, procure um Psicólogo do Esporte na sua região ou um online assim como eu faço a mais de 12 anos para todo o Brasil e exterior. Pois você seguindo orientações especificas que te levem a reconhecer as dificuldades e ao adquirir novas ferramentas cognitivas e comportamentais especificas, conseguirá atingir a resiliência na sua vida e na sua carreira esportiva, profissional, ou em qualquer situação em que você estiver.

A importância da construção sólida do que é ser resiliente, não é simplesmente falar “eu sou resiliente” esta em você de fato utilizar as estratégias comportamentais e cognitivas específicas para atingir esse nível de performance mental.  

Um grande abraço a todos, e até a próxima!!!

Paulo Penha

Psicólogo do Esporte- PSICCOM

Presidente da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná- APEP).

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.

 


- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333