Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

Coluna Psiccom
19 de outubro de 2021 07:46
FPT
COLUNA: PSICOLOGIA DO ESPORTE
PSICOLOGIA DO ESPORTE UNIVERSAL: AS REGRAS BÁSICAS PARA UMA BOA ATUAÇÃO.

@psicologodoesporte.paulopenha

Pessoal em um ótimo bate-papo com uma colega da área de Portugal, entramos em um consenso sobre alguns pontos que são essenciais para uma boa atuação do Psicólogo do Esporte nos dois países.

Mas conhecer esses pontos não é bom apenas para os profissionais da Psicologia, mas também para todos os profissionais da comissão técnica, pais e atletas, pois além de compreenderem melhor qual o papel do profissional Psicólogo, poderão entender como cada um em sua área específica poderá se apropriar desses conhecimentos ao seu favor:

1-Conhecimento científico.

2-Conhecimento do esporte em que atua.

3-Trabalho de competência.

4-Entender as relações, empatia, escuta, neutralidade além do conhecimento de processos de aprendizagem, biomecânica, fisiologia, comunicação, entre outros.

5-O psicólogo para intervir adequadamente deve ter suas questões pessoais bem resolvidas.

6-Não existe receita pronta, cada caso tem uma forma de trabalhar especifica.

7-Existe um limite na relação com o atleta.

8-A ética é fundamental.

9-O sigilo é obrigatório.

10-Cuidado com os legados familiares.

11-Resiliência é fundamental.

O conhecimento científico é a base para uma atuação profissional sólida embasada em ações que de fato trazem resultados. Já o conhecimento do esporte em que se está atuando é fundamental para a compreensão dos processos obrigatórios em que o atleta está envolvido e norteará a forma como o profissional deverá atuar.

O profissional deve ser competente no que se faz isso é, um histórico comprovado, seguindo a ética que é tão importante, e o sigilo que é obrigatório dentro da área, entendendo que sim, podemos até estar falando em trazer resultados como vitória, aliás, esse é objetivo de todos que estão envolvidos, mas é principalmente estar determinado a fazer o seu melhor como profissional e explorar o máximo potencial de seu atleta e isso sim é ser competente no que se faz.

O Psicólogo deve ser empático, com uma boa escuta, deve saber gerenciar bem as relações e ter uma posição de neutralidade no local em que atua, além disso, o ideal é que tenha conhecimentos básicos dos processos de aprendizagem, biomecânica, fisiologia, comunicação, entre outros.

Prestar atenção aos históricos familiares e se há legados esportivos na família que direcionam o atleta desde sua infância a atingir um propósito familiar, e analisar se isso está ocorrendo de uma maneira sadia ou não na vida de um atleta e/ou família.

O psicólogo para intervir adequadamente deve ter suas questões pessoais bem resolvidas, isto é não pode ajudar pessoas se não conseguir resolver seus próprios problemas, portanto, um Psicólogo do Esporte assim como seus atletas e familiares devem ser resilientes as adversidades sabendo lidar com dificuldades de forma inteligente, saudável e eficaz, para assim chegar as grande conquistas no esporte.

Espero que este texto possa gerar mais discussões sobre o assunto. Lembrando que sempre estou aberto para trocar idéias com os leitores por whatsapp e email.

Obrigado e até a próxima!!!

Paulo Penha

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição no Whatsapp (41)99108-4243.

 


- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333