Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

FPT
20 de novembro de 2021 12:34
Pscologia do esporte
COLUNA: PSICOLOGIA DO ESPORTE
Superando a LCA (Lesão do Ligamento Cruzado Anterior)

Esse é um tema que não gostamos muito de falar, mas que é real e, portanto, essencial discutirmos esse assunto. Anteriormente em uma Live minha no Instagram convidei quatro pessoas para debater esse assunto, foram Caio Cesar Fortuna, Médico da Seleção Brasileira de Futebol de Campo sub 17 e Médico das categorias de base do São Paulo Futebol Clube, Nikoli Maria Siqueira Jogadora do Vôlei Ibitinga, Ellen Nogueira Jogadora de Futebol do Real Brasília e Marco Antônio Moraes Leite treinador de Toronto Canadá. Resolvi trazer aqui para vocês nessa coluna uma síntese dos principais temas discutidos nessa conversa.

O LCA (ligamento cruzado anterior) é o tecido que liga o fêmur à tíbia, na altura do joelho. A maioria das lesões do LCA ocorre durante a prática de determinados esportes, como basquete, futebol, tênis, entre outros. Os sintomas incluem inchaço no joelho, instabilidade e dor. O tratamento pode incluir intervenção cirúrgica e fisioterapia.

 Na área médica destaca-se que para avaliar corretamente deve-se  pedir uma ressonância magnética, e se necessário realizar uma cirurgia. Em caso de cirurgia dar tempo para tendão entender a função de ligamento no pós-cirúrgico. Deve-se calcular em torno de 8 meses de reabilitação. 

Os atletas podem também sofrer de cinesiofobia, medo de retorno ao esporte, de sentir dor, de que tudo ocorra novamente. Um alerta é caso o atleta tenha joelho valgo, deve ficar com atenção redobrada e analisar o quadro.

Todos os atletas independentes de seus esportes devem se preocupar com a postura correta na hora de executar os movimentos no esporte pois caso contrário poderá facilitar o surgimento de lesões.

Na preparação física, o Marcos nos reforça que deve-se entender que: “o treino é o mesmo, a única coisa que devemos tirar dele é a cadeira extensora, Acredite!!! Exercícios de cadeia fechada até o ponto que ele começa a sentir dor se sentir. Se ele não sentir, desce a lenha”.

“Até porque hoje em dia tem muita gente que não está acompanhando a evolução da educação física e ainda acha que no tratamento de lesão os profissionais de educação física ainda tratam a pessoa como se ela estivesse com a lesão”.

“Mas infelizmente, alguns profissionais acham que o atleta chega na academia e fala, eu fiz cirurgia de LCA, aí o profissional nem pergunta se ele já tratou com médico e fisioterapeuta e já coloca o atleta na cadeira extensora com limitação de ângulo. Achando que ele possui limitação. Aí alguns ainda acabam atrapalhando o trabalho feito na fisioterapia.”

Então, “Se o atleta lesionou, ele vai para a cirurgia caso tenha sido preciso, depois da cirurgia ele vai para o fisioterapeuta, na fisioterapia ele recupera os movimentos. Quando ele sai da fisioterapia, ele está pronto como se fosse uma pessoa normal com os movimentos de extensão e flexão normais. Aí o papel do profissional de educação física, o personal trainer, será apenas de fortalecimento. Simples não tem segredo”.

Já atletas pontuaram como os principais pontos, ter Fé,  seguir adiante, tirar algo de bom do momento em que está passando, confiar na sua equipe de saúde, ter a força necessária, buscar sempre a superação, profissionais da saúde devem trabalhar em conjuntos profissionais de outras áreas, e com “humildade” aprender sempre mais. Deve-se amar o seu esporte e o apoio da família são fundamentais para a recuperação e superação da lesão e período de reabilitação.

Então coloco aqui para vocês: “A lesão foi física e não mental!!!”

Quando no esporte sofremos fisicamente automaticamente nossas emoções ficam abaladas e consequentemente a autoestima fica rebaixada, portanto devemos lutar contra a maré de negativismo, lembrando que a lesão que está sofrendo ou já sofreu foi apenas física, e que o restante está intacto e que com motivação e foco na reabilitação poderá retornar no menor tempo possível as suas atividades normais, dessa forma a mente auxiliando o corpo a se regenerar.

Espero que este texto possa auxiliar. Lembrando que sempre estou aberto para trocar ideias com os leitores por whatsapp e email.

Obrigado e até a próxima!!!

Paulo Penha

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição no Whatsapp (41)99108-4243.

 


- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333