Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

FPT
26 de dezembro de 2021 21:42
Pscologia do esporte
COLUNA: PSICOLOGIA DO ESPORTE
MOTIVAÇÃO NO ESPORTE

Nessa coluna trago um tema comumente falado, então referenciei grandes autores que falam sobre o assunto, para trazer um embasamento científico a esse tema tão relevante.

Motivação é a força base que impulsiona as pessoas a buscarem a satisfação pessoal. É um dos caminhos que levam o atleta a se superar com mais facilidade.  Às vezes as recompensas podem ser consideradas apenas completar um treino difícil ou ganhar grandes competições, ser reconhecido pelo outros por seus feitos, entre muitos outros aspectos que variam de pessoa para pessoa. (Marras, 2011)

Destacam-se cinco componentes fundamentais da motivação: os fatores da personalidade e motivos, os fatores situacionais, as tendências resultantes, as reações emocionais e comportamento de rendimento. (Weinberg e Gould, 2017)

A motivação é a válvula propulsora do esporte, e se destacam valores como a coragem, disciplina, cooperação, tolerância, solidariedade, lealdade, liderança e perseverança, como aspectos motivacionais. (Dosil, 2004) e (Lorenzi, 2005)

Devemos estar atentos as variáveis motivacionais específicas de cada atleta, e o quanto antes identificarmos aspectos mais relevantes em cada um, mais facilmente poderemos maximizar sua performance.

Geralmente traçar uma meta com um atleta e definir junto com ele as etapas que deverão ser cumpridas até atingir o objetivo proposto é uma das atividades realizadas pelo Psicólogo, que tende naturalmente a aumentar a motivação do atleta, pois consegue dessa forma visualizar com mais facilidade a possibilidade real que tem para realizar suas conquistas em seu esporte.

Encontre o motivo real, para ativar suas motivações e ações necessárias!!! Muita luz e prosperidade a todos!!!!

Estou à disposição para trocar ideias com os leitores por whatsapp e email.

Obrigado e até a próxima!!!

Paulo Penha

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição no Whatsapp (41)99108-4243.

 


- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333