Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

FPT
27 de janeiro de 2022 08:08
Coluna Psiccom
Coluna: Psicologia do Esporte
Bem-estar no esporte é possível?

Saúde emocional e física é o caminho para o bem-estar. Precisamos ter vários aspectos de nossas vidas em equilíbrio para que possamos de fato estar bem com nós mesmos e assim conseguirmos evoluir no desempenho no esporte que praticamos.

O bem-estar pode ser influenciado por aspectos como nível socioeconômico, cultura, gênero, idade, e a forma como cada atleta se avalia perante esses fatores. Silva (2017)

O bem-estar é subjetivo, e é criado pela soma de vários fatores. Portanto cada atleta deverá encontrar os pontos necessários para atingir a sua percepção de bem-estar. (Kroeff, 2012)

Portanto autoconhecimento e gestão interna são essenciais para que o atleta consiga equilibrar sua vida com qualidade sem perder rendimento em seu esporte. E o que mais vemos acontecer ou são atletas que relaxam demais, acabam não evoluindo nos treinos e competições e acabam por desistir do esporte, ou o oposto, são tão exigentes com si mesmos que abdicam até mesmo dos pequenos prazeres da vida em prol do avanço técnico tático e físico e negligenciam assim fatores emocionais tão importantes em suas vidas e dessa forma e acabam também por desistir de seu esporte.

Percebam que o que coloquei acima mostra que o fim é o mesmo para ambas situações e por isso a necessidade sim de um equilíbrio adequado na vida de um atleta. Essa gestão pessoal o levará as grandes conquistas em seu esporte e na vida.

Um grande abraço a todos!!!

Paulo Penha

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição no Whatsapp (41)99108-4243.

 


- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333