Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

FPT
06 de julho de 2022 21:26
Paulo Penha
COLUNA - PSICOLOGIA E ESPORTE
Baixo desenvolvimento esportivo devido à dificuldades psicopedagógicas

As dificuldades de aprendizagem surgem bem cedo, em sua maioria antes dos sete anos de idade. Mas nem sempre são ocasionadas por debilidades psicofisiológicas ou por imaturidade. Tais variações entre o potencial da criança e o que ela realmente consegue executar devem sempre ser avaliadas com cuidado por um profissional especializado em dificuldades de aprendizagem. Lembrando que estas dificuldades ocorrem em qualquer idade.

O que muitos não imaginam é que estas dificuldades podem se apresentar no contexto esportivo também, onde, por exemplo, o atleta possui dificuldades em entender as instruções do técnico, e não conseguir executar corretamente e/ou adequadamente o que lhe foi instruído pela não compreensão adequada do que lhe foi passado.

Seus sintomas podem se manifestar como: ansiedade, falta de motivação, dificuldades para dormir. Muitas crianças começam a roer unhas, chorar sem motivo aparente, apresentar distúrbios alimentares. Algumas se queixam de cansaço permanente e dores que costumam ser imaginárias. Estão sempre frustradas e insatisfeitas. Podem surgir problemas psicossomáticos e de agressividade em diferentes níveis.

Se nada é feito para sanar os sintomas citados acima, quando as crianças ficam um pouco mais velhas, não demonstram mais curiosidade, se tornam apáticas e sem interesses pelas atividades, já que mesmo se esforçando não conseguem acompanhar seus colegas nos treinos. Sua auto-estima comprometida faz aparecer comportamentos que demonstram insegurança e condutas de compensação, como a agressividade, a rebeldia, o pouco caso, o boicote ao treino, entre outros. O que se torna preocupante, pois além do atleta se comprometer ainda mais, começa a atrapalhar o professor e a evolução de seus colegas.

 A baixa auto-estima produz sentimentos de menos valia e insegurança, que pode acarretar em fracassos e derrotas. Por esses motivos, aconselho pais e professores a estarem atentos aos seus filhos e alunos. A procura de um Psicólogo do Esporte com conhecimentos em psicopedagogia, oferece desde cedo a oportunidade de afastar importantes dificuldades de aprendizagem na vida de muitas crianças, tanto no ambiente escolar como esportivo. Possibilitando dessa forma seu crescimento em ambos os contextos

Obrigado e Até breve!!!

Estou à disposição para tirar qual dúvida no whatsapp (41)991084243.

Grande abraço,  Psicólogo do Esporte Paulo Penha

 


- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333