Por Diogo Oliveira (DOM)
A anos quem acompanha o tênis juvenil paranaense está se acostumando com esse nome, Henrique Vialle sempre foi figurinha carimbada nos principais torneios da FPT e CBT, conquistando muitos deles, o que o levou a ser convocado para a seleção do Paraná na Copa das Federações.
O jovem atleta de 14 anos iniciou cedo sua trajetória no tênis com apenas 5 anos na Academia DM (Curitiba) onde segue treinando até os dias de hoje. Com uma família muito presente na beira das quadras, o jovem ainda conta com o apoio do seu irmão mais velho Bernardo Vialle, que esse ano disputará a categoria 18 anos nas etapas juvenis.
O ano de Henrique começou com tomadas de decisões importantes, o atleta abriu mão de jogar as primeiras etapas do Circuito Sul para dedicar tempo aos treinamentos visando os torneios Sul-americanos e etapa mundial que estavam por vir.
O primeiro desafio foi a etapa de Itajaí do Circuito sul, Henrique Vialle foi campeão da etapa do brasileiro e viajou para Colômbia onde também venceu simples. A primeira dificuldade veio em Lima no Peru onde o atleta acabou tendo uma entorse no tornozelo na semifinal de simples forçando-o abandonar a competição.
Brasil Junior´s Cup
Henrique Vialle seguiu se tratando para voltar às quadras o quanto antes, mesmo não recuperado 100%, decidiu jogar um dos mais duros torneios do Brasil e do mundo, para se ter uma ideia, o Brasil Junior´s Cup já recebeu nomes como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni e Carlos Alcaraz em suas quadras. O resultado de tanto esforço e dedicação trouxe o merecido título de simples e duplas para Vialle.
Banana Bowl
É chagada a hora de uma das maiores etapas do circuito mundial infantojuvenil, jogar o Banana Bowl sem dúvida é um sonho para qualquer atleta que almeja ter a chance de estar entre os melhores do esporte. Pelo torneio já passaram lendas do tênis como John McEnroe, Ivan Lendl, Gabriela Sabatini, Svetlana Kuznetsova e Ana Ivanovic. Em 2024 a etapa atraiu atletas de 36 paises, e foi justamente nesse cenário altamente competitivo que nosso protagonista brilhou, mesmo muito cansado e vindo de lesão, Henrique Vialle sagrou-se campeão de silmples e duplas, escrevendo mais um capítulo vitorioso para o tênis paranaense e brasileiro.
Finalizo aqui essa matéria com as palavras já maduras de um jovem de 14 anos que parece já ter compreendido o caminho para a vitória.
“No banana eu já estava muito cansado, mas dei meu máximo, ultrapassei meus limites e levei o título. Nada que o trabalho duro e a dedicação não vençam Dom!!!” – Henrique Vialle
- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333