F P TNotícias

Copa das Federações Tênis 25
25 de julho de 2025 15:14
3º lugar geral entre 22 estados
Paraná no pódio da Copa das Federações Infantojuvenil 2025
Com 92 pontos, equipe paranaense garantiu o 3º lugar geral entre 22 estados e reafirmou seu desempenho de alto nível

A Federação Paranaense de Tênis encerrou mais uma participação de destaque na Copa das Federações Infantojuvenil 2025, um dos eventos mais importantes do calendário nacional de base. Com 92 pontos, o Paraná conquistou a 3ª colocação geral, ficando atrás apenas de São Paulo (118 pontos) e Rio Grande do Sul (102 pontos).

 

A competição foi realizada entre os dias 20 e 24 de julho, no Praia Clube, em Uberlândia (MG), e reuniu cerca de 600 atletas de 22 federações estaduais. Ao longo de cinco dias, foram disputadas mais de 430 partidas de simples e duplas, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, nos naipes masculino e feminino.

 

A equipe paranaense demonstrou consistência e competitividade em todas as faixas etárias, com destaque para o título conquistado na categoria 14 Masculino. O Paraná também alcançou a final no 12 Masculino, foi terceiro lugar no 16 Masculino e 16 Feminino, e terminou em quarto lugar no 12 Feminino, 14 Feminino e 18 Masculino. Na categoria 18 Feminino, a equipe se despediu na primeira rodada.

 

Para o presidente da FPT, José Guilherme Danelon, o resultado reforça a força da base do tênis paranaense. “É extremamente gratificante ver a FPT no pódio novamente neste que é o maior torneio por equipes do país. A dedicação e a paixão de cada atleta, cada treinador e toda a equipe técnica, assim como o espírito de equipe, fazem toda a diferença. O tênis paranaense, sem dúvida, é modelo para todo o Brasil e isso nos deixa orgulhosos. Meus parabéns a cada um que, de dentro ou de fora da quadra, participa no dia a dia do tênis do Paraná”, relatou.

 

O equilíbrio técnico entre as principais federações foi uma das marcas desta edição, o que valorizou ainda mais cada conquista. A estrutura, o comprometimento da delegação e o espírito de equipe foram diferenciais que garantiram, mais uma vez, o reconhecimento do Paraná como uma das delegações mais organizadas do torneio.

 

Na avaliação de Cláudio Santana, vice-presidente da FPT e delegado da delegação na competição, o saldo da campanha foi extremamente positivo. “Foram dias desafiadores, de muito trabalho e entrega, mas com uma energia contagiante que nos impulsionou o tempo todo. O título escapou, mas o orgulho da nossa trajetória permanece e tenho certeza de que, no próximo ano, voltaremos ainda mais fortes. É um privilégio estar à frente deste time. Uma responsabilidade enorme, mas que carrego com alegria e orgulho todos os dias”, ressaltou.

 

A FPT agradece aos atletas, comissão técnica, familiares e apoiadores, além da Confederação Brasileira de Tênis e ao Praia Clube, que sediou o evento com excelência. E um agradecimento especial aos patrocinadores OnilX, Bazx e Street ART Caps, que acreditam no esporte e no tênis paranaense.

 

O trabalho coletivo e a entrega de todos foram fundamentais para o desempenho alcançado. Embora o título geral não tenha vindo, o sentimento é de orgulho e gratidão pela jornada construída. O olhar agora já se volta para o futuro: a preparação para a Copa das Federações 2026 já começou.