F P TNotícias

Pan de Beach Tennis
26 de agosto de 2025 09:03
Atletas paranaenses vão representar o Brasil no Pan
Paranaenses convocados para o Pan-Americano de Beach Tennis
Sete atletas do Paraná representarão o país no ITF Beach Tennis Pan-American Championship

O Time Brasil BRB está pronto para disputar mais um grande desafio no cenário internacional. Entre os dias 25 e 28 de setembro, Caraguatatuba (SP) receberá o ITF Beach Tennis Pan-American Championship, reunindo as principais potências do continente na modalidade.

 

Sob a liderança dos capitães Alex Mingozzi (categoria profissional) e Marcus Ferreira (categorias juvenis), o Brasil vai em busca de títulos nas disputas profissionais e nas categorias de base: Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18.

 

O Paraná será destaque na competição, com sete atletas convocados para defender a bandeira verde e amarela. No time profissional, estão Vitória Marchezini, atual número 1 do Brasil e terceira do mundo, que jogará duplas e mistas, Marcela Vita (duplas) e Giovanni Cariani (duplas e mistas).

 

Nas categorias de base, o estado será representado por Pietra Tremonte (14 anos – duplas e mistas), Ana Guaita (16 anos – duplas), Mateus Yuji (18 anos – duplas e mistas) e Leonardo Neiva (18 anos – duplas).

 

A convocação representa não apenas uma conquista esportiva, mas também o resultado de muito trabalho e dedicação. Para Vitória Marchezini, vestir a camisa da Seleção continua sendo um momento especial. “Fico sempre muito feliz em receber a convocação para representar o Brasil, independente do torneio que for. Sempre foi meu sonho, porque você defende toda uma história também e são sentimentos que ficam marcados para sempre”, destacou.

 

Para Marcela Vita, o sentimento é de orgulho e responsabilidade. “É sempre motivo de muito orgulho fazer parte desse time que tem grandes nomes. Representar milhões de brasileiros que amam esse esporte é uma honra e uma grande responsabilidade que eu levo muito a sério. As expectativas são de aproveitar cada segundo e tentar levar esse título para o Brasil”, afirmou.

 

Na base, o entusiasmo é o mesmo. Leonardo Neiva, que conquistou o Pan-Americano Sub-16 no ano passado, agora sonha com o bicampeonato. “Ano passado eu tive a oportunidade de ser convocado na Sub-16 e consegui sair com o título. Esse ano na Sub-18 as expectativas são muito altas e vamos começar uma preparação para chegar bem no torneio e, quem sabe, conquistar mais um título”, disse.

 

Ana Guaita também celebra a realização de um sonho. “Ser convocada para a Seleção Brasileira e ter a chance de disputar o Pan-Americano é uma felicidade enorme, é realmente a realização de um sonho. Representar o Brasil é algo muito especial, traz uma responsabilidade grande, mas também uma alegria indescritível”, comentou.

 

Pietra Tremonte agradeceu aos parceiros e destacou a energia da torcida brasileira. “Estou muito feliz por ter sido convocada para representar o Brasil no Pan-Americano mais uma vez! Quero agradecer a todos que me ajudaram a realizar mais um sonho. Espero que o Pan deste ano seja um evento incrível e, com torcida brasileira, será mais legal ainda. Que eu e meus parceiros, consigamos jogar o nosso melhor, com muita confiança e alegria”, ressalta.

 

Mesmo após uma temporada desafiadora, Mateus Yuji garante foco e entrega total. “Representar o Brasil em um Pan-Americano é motivo de enorme alegria. Apesar de ter sido uma temporada complicada, cheia de desafios, sigo confiante, motivado e preparado para dar o meu melhor neste próximo torneio, honrando o nosso país”, destaca o atleta.

 

Com nomes de peso e jovens promessas, a expectativa é que o Brasil siga como referência no beach tennis mundial. E o Paraná estará muito bem representado nessa missão.