
O Paraná foi representado no pódio mundial do Beach Tennis! O Time Brasil sagrou-se bicampeão mundial juvenil da ITF Beach Tennis World Cup 2025, realizada em Ribeirão Preto, entre 7 e 14 de dezembro. A conquista histórica, garantida com uma vitória emocionante sobre a Itália na final, teve um sabor especial para o estado, contando com a participação de dois nomes paranaenses que fizeram parte da equipe: O Atleta sub-18 Leonardo Neiva e Andrei Ludwig, como assistente técnico.
O título marca a segunda conquista do Brasil na categoria juvenil, repetindo o feito de 2023 e consolidando a força da nova geração do esporte no cenário internacional.
O Talento Paranaense em Destaque
Leonardo Leiva, convocado para o time juvenil ao lado de Caio Gazoli, Henrique Medeiros, Sofia Espindola, Isabela Massaioli e Beatriz Valério, comandado pelo capitão Marcus Ferreira, celebrou a vitória em um local que considera especial.
“Estou muito feliz em ser campeão de uma Copa do Mundo. Sempre foi um sonho para mim representar o Brasil. Foi meu primeiro ano podendo jogar este tipo de torneio representando a seleção e vencer justamente em Ribeirão Preto, cidade onde conquistei meus maiores títulos até hoje, foi ainda mais especial. Estou realmente muito contente e espero vir a ter novas oportunidades de representar o meu país em futuras Copas do Mundo.” – Leonardo Leiva.
A experiência e o olhar técnico do paranaense Andrei Ludwig, que atuou como assistente técnico da equipe, foram fundamentais para a preparação e o desempenho dos jovens atletas.
“O Brasil mostrou mais uma vez sua força no beach tennis mundial. Durante a competição tivemos atletas comprometidos, resilientes e preparados para enfrentar qualquer desafio. Essa conquista se deve principalmente a de todos envolvidos que trabalharam o ano todo em prol da categoria juvenil e acreditam no crescimento do nosso esporte.” – Andrei Ludwig, assistente técnico.
Profissionais Conquistam o Vice-Campeonato
O time profissional, contava ainda com três atletas paranaenses: Giovanni Cariani, Rafaella Miiller e Vitoria Marchezini, além de André Baran, Felipe Loch e Sophia Chow, sob o comando do capitão Alex Mingozzi.
Após uma grande campanha, a seleção brasileira profissional chegou na grande final, onde acabou sendo derrotada pela Espanha, no terceiro e decisivo jogo, ficando assim, com o vice campeonato mundial.
A Federação Paranaense de Tênis (FPT) parabeniza os 5 paranaenses que estiveramna Copa do Mundo, bem como toda a delegação do Time Brasil, por mais esta conquista que enche de orgulho o esporte nacional e, em especial, o Beach Tennis paranaense.
Crédito Foto: Marcelo Leão/CBT