F P TNotícias

ITF BT400 Sanepar Caiobá Open
13 de fevereiro de 2026 14:23
Etapa Mundial no Paraná
O evento reuniu os melhores atletas do beach tennis mundial.

O litoral do Paraná foi palco de um dos maiores eventos já realizados pela FPT. A praia de Matinhos, reuniu uma série de três grandes competições do calendário: dois torneios amadores  e a e grande etapa do circuito mundial ITF BT400 Sanepar Caiobá Open 2026, consolidando o Paraná como referência nacional e internacional na modalidade.

Ao todo, foram mais de 1.200 atletas inscritos entre os torneios FPT 1500, 2000 e 2500, além de cerca de 300 profissionais no ITF BT400, distribuídos em uma estrutura grandiosa montada na areia de Matinhos/Caiobá. O evento recebeu atletas de diversos estados brasileiros e também de outros países, reforçando o caráter internacional da competição.

Durante os dias de disputa, mais de 20 mil pessoas passaram pelo evento, que contou com arquibancadas cobertas, quadras auxiliares com estrutura para o público e uma arena preparada para receber desde atletas TOP 10 do ranking mundial, até competidores das categorias amadoras  A até E, do  circuito estadual.

O maior torneio da história da Federação

No discurso oficial de encerramento do FPT 2500, o vice-presidente da Federação Paranaense de Tênis e Beach Tennis, Silvio Souza, destacou a dimensão histórica do evento.

“Não estamos fechando com chave de ouro. Estamos começando com chave de ouro. É o primeiro grande torneio do circuito estadual de 2026 e o maior da história da Federação, considerando as categorias FPT 1500, 2000 e 2500, com mais de 800 atletas inscritos.”

Silvio também ressaltou o planejamento estratégico do circuito 2026 e o crescimento consistente da modalidade no estado:

“A gente vem inovando mais uma vez para proporcionar um 2026 competitivo, com muitos eventos e oportunidades para todas as regiões do estado receberem grandes torneios.”

O dirigente fez questão de agradecer o apoio institucional que viabilizou a grande estrutura montada no litoral, com destaque para o Governo do Estado do Paraná, a Sanepar,  o secretário Euler Berdinski, o governador Ratinho Júnior, além de parceiros como Porto do Paraná, Cinepar, FAFIT e Vita Beach Sports.

BT400 consolida o Paraná no cenário internacional

Na sequência do circuito estadual, Matinhos recebeu o BT400, um dos principais torneios do calendário profissional internacional.

Em entrevista durante a montagem da arena, Silvio Souza destacou o orgulho de abrir mais uma temporada com um evento deste porte:

“A gente tenta fazer sempre tudo da melhor maneira possível, com o maior amor possível, entregar o nosso melhor. Abrir o calendário é sempre um desafio, mas a gente traz uma reguinha para cima para que os próximos sejam melhores.”

Ele também reforçou a evolução da estrutura ano após ano:

“Eu acho que a estrutura ficou um pouquinho melhor esse ano. Estamos conseguindo deixar uma experiência diferente para o atleta.”

O evento integrou os Jogos de Aventura da Natureza, dentro do programa Verão Maior Paraná, garantindo acesso gratuito ao público,  um dos grandes diferenciais do torneio.

“A essência do verão no Paraná é que tudo seja gratuito. Não há cobrança para assistir aos jogos. Os grandes nomes do beach tennis estarão aqui. Você é nosso convidado. Bora para o play.”

Estrutura, planejamento e calendário robusto

O calendário profissional da FPT em 2026 será um dos mais completos já realizados. São:

  • 9 torneios profissionais principais
     

  • Além de etapas BT10
     

  • Totalizando 27 torneios profissionais ao longo do ano
     

  • Etapas BT100 e BT200 distribuídas por diferentes regiões
     

  • Próximas paradas confirmadas, incluindo Foz do Iguaçu e outras cidades estratégicas
     

A parceria com a Vita Beach Sports, iniciada ainda nos primeiros eventos organizados no litoral, foi destacada como um dos pilares do crescimento da modalidade.

“Tudo iniciou por causa da Marcela Vita. Ela é a essência do torneio. A gente plantou essa semente há muito tempo e ano a ano vem elevando o nível do campeonato.” Disse Gabriel Farah, organizador do evento.

Um marco para o beach tennis paranaense

O Torneio Matinhos Beach Tennis mostrou que o Paraná está preparado para receber grandes eventos, tanto no cenário amador quanto profissional. Com números expressivos, estrutura de alto padrão e forte apoio institucional, o estado abre 2026 consolidando-se como um dos principais polos do beach tennis no Brasil.

Mais do que encerrar um evento, a Federação inicia uma nova fase.

Uma fase de crescimento, profissionalização e expansão.

E, como disse Silvio Souza:

“Estamos começando com chave de ouro.”

O ITF BT400 Sanepar Caiobá Open 2026 foi organizado pela Federação Paranaense de Tênis(FPT) e pela academia Vita Beach Sports.

O evento contou com o patrocínio principal das empresas Sanepar e Portos do Paraná, além do patrocínio das marcas UniBrasil, Copel, FIAT, Vitao, Bazx e Axon Business / OnilX.