Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

FPT
22 de abril de 2024 22:29
Luiz Borri vive melhor fase da carreira
"Muitos títulos e buscar uma vaga na Copa das Federações."

Diogo Oliveira (DOM)

Com a aproximação da Copa das Federações de Tênis, cresce a espectativa dos atletas que esperam ser convocados para defender o Paraná no principal torneio do tênis brasileiro. Hoje vamos conhecer um desses jovens que está trabalhando muito duro para ganhar um lugar na seleção da FPT. Ele que vem se destacando no tênis infantojuvenil, vencendo inclusive etapas do brasileiro esse ano, e ocupa hoje a 1º Lugar no ranking estadual na principal categoria do tênis paranaense.

O jovem ficou sem treinar por um período de 3 anos afastado das quadras resolveu voltar as quadras fazendo dois treinos sociais por semana, porém logo foi notado por seu treinador Jorge Augusto, que viu potencial no atleta e o recomendou para a pré – equipe de competição. A segunda transição foi ainda mais rápida, com comportamento e dedicação exemplares não demorou até o head coach Feijão subir ele para a equipe de competição, onde desde então ele vem acumulando bons resultados.

Luiz Borri tem 17 anos e é atleta da Feijao Team Tennis, uma das principais formadoras de tenistas de Maringa. O atleta vem tendo uma curva de evolução bem acentuada desde de que resolveu se dedicar ao máximo ao treinamento de alto rendimento, tendo fechado o ano de 2022 em 1º do ranking da 3º classe. Em 2023 seguiu evoluindo e jogou a 2º classe, e nos primeiros meses de 2024 o atleta já está no topo do ranking 18 anos.

É aqui que comeca nossa conversa...

Qual foi a maior mudança quando passou para equipe principal?

Dom senti uma maior diferença na cobrança, pois a equipe demanda uma maior energia do atleta nas questões de treinos e campeonatos, uma vez muitos que treinam na pré-equipe não possuem a mesma disponibilidade e ambição de quem treina na equipe. E isso é completamente normal, na Ecoplay não existe tratamento diferente só porque o atleta treina na equipe e tem mais ambições.

Fiquei sabendo que você passou no vestibular de medicina, mas resolveu se dedicar ao tenis integralmente esse ano e adiar um pouco a faculdade, confere?

Então Dom, meu 3º ano, fiz inteiro treinando apenas à tarde e o foco era o vestibular e passar na faculdade. No entanto, mesmo treinando apenas um período o Feijão viu uma evolução muito boa, e me mostrou que se eu treinasse os dois períodos evoluiria muito mais. Assim, no final de 2023, o Feijão fez uma reunião com meus pais apresentando minha evolução, até ali e como poderia evoluir muito mais nessa temporada de 2024, e foi justamente o que está se provando um acerto.

Por isso, decidi com meus pais, os quais apoiaram muito a decisão e ainda apoiam muito, não cobram nenhum resultado em torneios, apenas querem que eu me divirta e aproveite a oportunidade. Sendo assim todos concordamos em atrasar em um ano minha entrada na faculdade para que pudesse aproveitar tudo que posso no tênis, e colocar em dia todos os anos que fiquei sem treinar.

Ta feliz em ser o primeiro do ranking estadual na principal categoria juvenil?

Com certeza muito feliz, desde criança vivendo esse esporte, e poder conseguir jogar um nível, bom é sempre gratificante, ainda mais quando sofre todos os dias no treino e as recompensas aparecem kkk...

Qual jogador da ATP você mais se espelha hoje?

Gosto muito do Sinner e do Wild. Sinner porque ele é muito tranquilo mesmo em jogos importantes, ele não se cobra tanto se perder, algo que estou tentando pôr em prática esse ano, e o Wild por ser brasileiro, paranaense e joga para piiiiiiiiii (censurado heheh)...

Luiz e qual são seus maiores objetivos para o restante da temporada?

A Dom sem dúvida continuar evoluindo meu nível de tênis, fazer grandes jogos, conquistar mais títulos, e se tudo der certo ser convocado pela FPT para representar nosso estado na Copa das Federações, seria incrível.

Fim...

Confira alguns títulos de Luiz Borri esse ano:

Finalista de dupla no CBT de Maringa

Campeão de simples e duplas na 1º etapa de Brasilia

Campeão de simples e vice de duplas na 2º etapa de Brasilia

Campeão de duplas na etapa CBT de Caxias do Sul

Campeão das etapas de Ponta Grossa,

Campeão da etapa de Curitiba no IIDM

Campeão da etapa de Curitiba no Merces

Finalista na etapa de Maringa na Ecoplay

Esse entrevistador que vos fala pode acompanhar de perto por algumas vezes esse jovem atleta treinar, e posso afirmar com toda certeza, que todos os resultados positivos que vem acontecendo, derivam de muito trabalho duro, dia após dia. Como diria um grande treinador que conheço - "Perdeu treina, ganhou treina".

 


- -
Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa

imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 9764-0333