Seja você também um filiado da Federação Paranaense de Tênis.

F P TNotícias

RETROSPECTIVA 2017
26 de dezembro de 2017 22:08
Confira a retrospectiva do tênis paranaense em 2017
Foram centenas de eventos durante toda a temporada, com a participação de milhares de atletas em todas as categorias

O Departamento de Comunicação e Marketing da Federação Paranaense de Tênis (FPT) preparou uma retrospectiva destacando as participações dos tenistas do Paraná nas principais competições nacionais, internacionais e também os fatos mais marcantes de 2017.

O presidente da FPT, Silvio de Souza, disse ter boa perspectiva para a próxima temporada. “Foi um grande ano para o tênis paranaense. A FPT só tem a agradecer aos tenistas, aos treinadores, aos clubes e a todas pessoas, empresas e entidades que colaboram para o crescimento do nosso esporte. Para o ano que vem temos uma ótima perspectiva de calendário para os torneios estaduais de tênis e beach tennis, e também de cursos e workshops. Estamos fazendo o melhor que podemos e, em 2018, continuaremos a crescer com organização e planejamento”, afirma.

Confira como ficou a retrospectiva:

PROGRAMA TÊNIS PARANÁ

Com o objetivo de levar informações exclusivas a toda a comunidade tenística através de um canal no YouTube, o programa Tênis Paraná estreou no mês de novembro com uma entrevista exclusiva com o Guga Kuerten. Depois foi a ver de receber o André Sá e, no próximo (que vai ao ar nesta semana), a tenista Teliana Pereira e seu irmão José Pereira. Com patrocínio da Ouro Fino, o programa vai continuar em 2018 trazendo o melhor do tênis paranaense.

TORNEIOS ESTADUAIS

Milhares de tenistas participaram dos torneios da FPT no ano de 2017. No total, durante todo o ano, foram disputados 160 torneios FPT 250, 500 e 1000, em dezenas de cidades espalhadas pelo Estado. A FPT abriu torneios para as categorias Kids, Infantojuvenil, de Classes, Sêniors, Cadeirantes e Beach Tennis, firmando-se como uma das mais atuantes federações de todo o país, abrangendo todas as categorias. Confira como ficou o ranking paranaense de 2017.

CLUBE DE BENEFÍCIOS

Só em 2017 foram mais de 50 novas empresas que firmaram a parceria com a FPT no Clube de Benefícios, oferecendo descontos exclusivos aos tenistas e treinadores federados. O destaque foi para o trabalho realizado em Foz do Iguaçu, em que os empresários da cidade conseguiram 32 empresas para beneficiar os tenistas de toda a região Oeste. Além deles, o destaque fica por conta da Netshoes, que aderiu ao clube oferecendo vários descontos em vestuário e equipamentos esportivos.

CANAL PARA TREINADORES

No começo do ano a FPT lançou no site oficial o “canal do tênis paranaense”, cujo objetivo era aproximar os profissionais que atuam com tênis no Paraná, divulgando o trabalho deles e agilizando a comunicação. Os treinadores que se cadastraram ganharam isenção na anuidade de filiação.

TENISTA DA SEMANA

Em maio a FPT estreou no site oficial a coluna “Tenista da Semana” com o objetivo de valorizar os tenistas do Estado e apresentar seus resultados mais recentes, trazendo fatos curiosos e interessantes dos entrevistados. Durante o ano, participaram 14 tenistas de diversas cidades. Estreamos com a tenista Isabela Córdova, de Curitiba, e a última do ano teve como personagem o tenista Fernando Ristow, de Toledo, líder do ranking 1MA.

WORKSHOP INTERNACIONAL DE TÊNIS

No início do mês de junho, o Clube Curitibano recebeu pelo segundo ano consecutivo o Workshop Internacional de Tênis com a participação de 150 treinadores de diversos clubes brasileiros. Foram dois dias de aprendizado com palestras de 7 profissionais de renome no mundo tenístico, como o espanhol Pancho Alvariño (Marat Safin) e o argentino Ignácio Ascenzo. Além deles participaram também Cesar Kist, Glauco Pereira, Flávio Marreti, Michel Milisted e Eduardo Frick.

CIRCUITO FEMININO FUTURE

Duas russas de apenas 15 anos de idade fizeram a festa na etapa brasileira do Circuito Feminino Future no saibro do Graciosa Country Club, em Curitiba. A campeã Anastasia Potapova (que eliminou a brasileira Teliana Pereira na estreia) derrotou na final Amanda Anisimova por 2 sets a 1 e saltou 350 posições no ranking WTA. Aquele foi o primeiro título de nível Challenger de Potapova, que na época era a líder do ranking mundial juvenil.

CIRCUITO SUL-BRASILEIRO

O destaque da competição foi a paranaense Kathleen Percegona, que na categoria 18 anos feminina disputou quatro etapas, sagrando-se campeã em três e vice em uma. Com os resultados obtidos, Kathleen conquistou também uma vaga para disputar o Rendez-Vous à Roland Garros. Além dela, outros tenistas do Paraná disputaram o torneio e foram campeões em suas categorias, como Percy Bufara, Victor Castro (que também participou do Rendez-Vous), Maria Julia Mendonça, Nathalia Mossambani, Karl Udo Junior, Maria Eduarda Oliveira, Maria Bloot e Juliana Sperb, Lorenzo Maccarini, Felix Almeida, Luiz Santos, entre outros.

CIRCUITO NACIONAL INFANTOJUVENIL

Entre 24 de março e 2 de abril o Clube Curitibano sediou a 1ª etapa do Circuito Nacional Correios com 353 tenistas inscritos, de 19 estados, entre 8 e 23 anos de idade. Marcaram a competição os títulos de Júlia Klimovicz na categoria 14 anos e de Rafael Gama, na categoria Kids 8 anos masculino. O destaque do torneio ao longo da temporada foi a tenista curitibana Maria Mauad, que conquistou a melhor colocação no ranking CBT da categoria 14 anos feminina. A etapa recebeu atletas de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

LONDRINA JUNIORS CUP E CURITIBANO JUNIORS CUP

Um dos eventos mais tradicionais do calendário tenístico brasileiro aconteceu em julho, no Norte do Estado. o Londrina Juniors Cup chegou à 31ª edição realizada no Country Club de Londrina. Na ocasião, Tiago Sowek (14M), Maria Mauad (14F) e Matheus Lima (12M) sagraram-se campeões. Por sua vez, o Curitibano Open chegou à 3ª edição. Realizado no saibro do Clube Curitibano, os atletas Gabriel Schenekenberg (14M) e Matheus Lima (12M) foram os vencedores do Paraná.

BAHIA JUNIORS CUP

O tradicional torneio internacional que acontece em Salvador (BA) viu a paranaense Nathália Gasparin conquistar o título da principal categoria (18F), após uma verdadeira batalha de 2h30 na final contra a peruana Romina Ccuno por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 7/6 (9/7). Foi o primeiro título de simples de Gasparin no torneio (ano passado, ela e Vitória Okuyama foram campeãs nas duplas). No total, nove paranaenses disputaram o campeonato: além de Nathalia, também jogaram os atletas Murilo Burckhardt (14M), Breno Urvaneja (14M), Maria Mauad (14F), João Duleba (16M), Miguel Danelon (18M), Eduardo Almeida (18M), João Alves (18M), Thais Andreotti (18F), e Pedro Vital (18M).

INTERCLUBES INFANTO / VALENDO O TÍTULO

Com 290 tenistas de 15 clubes e academias do Estado, o Clube Curitibano recebeu os torneios no mês de junho e garantiu o primeiro lugar, com a DM Tênis em segundo e a Eco Tênis em terceiro. A categoria Tennis Kids deu mostra de sua força, prometendo para o ano bons resultados para os tenistas paranaenses abaixo de 12 anos. No Campeonato Paranaense Valendo o Título da categoria foram 310 inscritos disputando as vagas para a Copa das Federações. Os paranaenses Matheus Lima (12M), Juliana Sperb (12F), Kauã Gava (14M), Maria Mauad (14F), Eduardo Taiguara (16M), Julia Campos (16F), Victor Castro (18M) e Vitória Okuyama (18F) foram campeões e asseguraram vaga na equipe que terminou o torneio na terceira colocação.

INTERCLUBES DE CLASSES

Com novo recorde de participação, o torneio que tradicionalmente acontece na cidade de Maringá, teve mais de 1200 tenistas inscritos de 39 clubes e academias do Estado. O Clube Curitibano foi o campeão, com o Graciosa em segundo e a IIDM Tênis em terceiro. O tenista Marcos Daniel foi a grande atração do evento. Ele participou de todos os Grand Slams, foi número 56 do mundo e disputou as Olimpíadas de Pequim. O atleta reforçou o Clube Curitibano na disputa da 1ª classe masculina A e saiu como vencedor do torneio.

INTERCLUBES BRASILEIRO

As paranaenses Maria Bloot (12F) e Maria Eduarda Oliveira (16F) foram as paranaenses que conquistaram título no Campeonato Brasileiro Interclubes que aconteceu no Clube Curitibano, entre 13 e 19 de novembro. Em parceria entre a Confederação Brasileira de Tênis e o Comitê Brasileiro de Clubes, aquela foi a 4ª etapa da competição criada em 2017 e promete ser um marco divisor no fomento do tênis infantojuvenil nacional.

THIAGO WILD

O tenista de Marechal Cândido Rondon está fazendo a transição do junior para o profissional e, em 2017, fez os primeiros pontos na ATP. Neste ano, Thiago foi campeão do Future de Antalya na Turquia, do ITF G1 de Santa Croce, na Itália e vice-campeão do Banana Bowl. No Rio Open, o tenista de apenas 17 anos, venceu um TOP 100, o chileno Nicolas Jarry e terminou o ano como o 608º no ranking ATP. Excelente ano para o jovem tenista que vem com tudo em 2018.

CADEIRANTES

Ao longo do ano foram realizadas 4 etapas do Circuito Cadeirantes de Tênis. Em maio a E7 recebeu o evento em Maringá. Em junho foi a vez da Full Academia de Paranavaí. Em setembro e dezembro foi o Clube Curitibano que recebeu as últimas etapas. O atleta Adriano Santos foi o destaque do torneio, vencendo 3 das 4 etapas. O outro campeão foi o tenista e skatista Ítalo Romano.

TENNIS KIDS

Em 2017 a Federação Paranaense de Tênis inovou e realizou oito Festivais Tennis Kids voltados ao público infantil (até 10 anos). Estes eventos buscam atrair mais crianças para a prática e conhecimento do tênis. Para isso, 5 cidades do interior receberam os festivais: Maringá, Paranavaí, Marialva, Campo Mourão e Rolândia.

CIRCUITO OSMOZE VALENDO O TÍTULO

Com quase 200 atletas inscritos, o torneio aconteceu em Ponta Grossa, no Clube Ponta Lagoa, com disputas intensas de 1ª a 8ª classes masculinas e femininas A, B e C. O torneio teve Fernando Ristow (1MA) e Roberto Cristo (1MB) como campeões das principais categorias. Lorene Caldeira foi campeã da 2FA. Fernando, naquela ocasião, garantiu a liderança isolada no ranking paranaense de classes, não podendo mais ser alcançado por seus adversários.

COPA DAS FEDERAÇÕES DE BEACH TENNIS / COPA GUGA KUERTEN

A seleção paranaense que disputou a Copa das Federações de Beach Tennis, em Florianópolis (SC), terminou o torneio na terceira colocação geral, com títulos nas categorias A e Sub-14. A disputa aconteceu em outubro e reuniu atletas de 10 estados brasileiros. A Copa das Federações de Beach Tennis aconteceu durante a disputa da Copa Guga de Tênis e contou com a presença do ex-número 1 do mundo e tricampeão de Rolland Garros, Gustavo Kuerten. Na Copa Guga, a paranaense Maria Bloot conquistou os títulos de simples e duplas na categoria 12 anos, sendo o maior destaque da delegação paranaense na ocasião.

INTERCLUBES DE BEACH TENNIS

Pela primeira vez o Paraná recebeu o torneio Interclubes de Beach Tennis e durante o ano foram disputadas 3 etapas na ATR de Rolândia, Arena Go Beach de Maringá e na Praia Mansa de Matinhos, respectivamente. Na primeira edição a ATR foi campeã geral. Na segunda etapa foi a Arena Go Beach e, na terceira e última etapa FPT 1000 do torneio, o time campeão foi o da AABB Maringá. O torneio de encerramento reuniu 255 tenistas de 7 clubes de Curitiba, Guaratuba, Maringá e Rolândia, e fez parte do Circuito Paranaense de Beach Tennis, entre outra dezena de eventos.

MUNDIAL DE BEACH TENNIS

A equipe brasileira profissional de Beach Tennis ficou com o segundo lugar no torneio mundial que aconteceu em Moscou, na Rússia, em julho. No time estava a paranaense Marcela Vita, a paranaense 10ª colocada no ranking ITF da modalidade. A equipe Sub-14, que teve os maringaenses Giovanni Cariani, Antonia Thompson e Luana Nery convocados, encerrou o torneio na terceira colocação. Aquela foi a sétima participação brasileira em mundiais.

COPA DAS FEDERAÇÕES INFANTOJUVENIL

A equipe paranaense que disputou a Copa das Federações Infantojuvenil terminou o torneio na terceira colocação geral, com 107 pontos, atrás de São Paulo e Rio Grande do Sul, respectivamente. Na ocasião, o Paraná ficou apenas 1 ponto atrás dos gaúchos. Os títulos do Paraná vieram nas categorias 18 anos feminino e 14 anos feminino. Nas categorias 16Me 18M ficamos com o vice-campeonato. Em terceiro ficaram as meninas da 12F e os meninos da 14F, enquanto a 12M masculina ficou em quarto. Alguns meses antes, as federações do Paraná e Rio Grande do Sul promoveram um intercâmbio e o time paranaense participou de alguns treinamentos com os gaúchos, que foram ótimos anfitriões e receberam muito bem os jovens tenistas.

INTERCLUBES SENIORS / ITF SENIORS

Em outubro, o Graciosa Country Club recebeu a segunda edição do Interclubes Paranaense Seniors, torneio que reuniu 254 atletas de até 69 anos de idade, defendendo 7 clubes de Curitiba, Colombo e Pinhais. O time da casa ficou com o título de campeão geral. Em segundo ficou o Santa Mônica e em terceiro a IIDM. Em Foz do Iguaçu, o CITI Tênis recebeu pela terceira vez o torneio ITF de Seniors entre 7 e 12 de novembro. Na ocasião, o Paraná ficou com os títulos nas categorias +35, +40, +50 e +60. Nas duplas ficamos com o primeiro lugar na +35 e +60.

COPA AMIGOS

Neste ano, a 9ª edição da Copa Amigos de Tênis reverteu quase R$ 17 mil ao Hospital Pequeno Príncipe e Instituto Unidos Pela Vida de cuidados à fibrose cística. O tradicional torneio beneficente do Paraná aconteceu novamente no saibro do Santa Mônica Clube de Campo com a participação de 136 tenistas em 16 categorias masculinas e femininas. O torneio trouxe este ano a Copa Amigos Kids, festival para crianças de até 10 anos de idade, com a participação do palestrante e tenista Marcus Vinícius Jaszczerski.

PRIME FINALS

Pelo segundo ano consecutivo o Clube Curitibano sediou o torneio Prime Finals, organizado pela Prime e Federação Paranaense de Tênis com participação de 350 tenistas de diversas regiões do Estado. Com recorde de público no ano, o torneio foi disputado em 28 categorias masculinas e femininas e distribuiu R$ 8 mil aos participantes. Além das disputas nas categorias regulares, o torneio FPT 1000 + bônus também reuniu a categoria cadeirantes, cujo campeão foi o tenista Adriano Santos. O Prime Finals foi o último torneio oficial no ano e encerrou a temporada 2017 do tênis paranaense.

- -

Federação Paranaense de Tênis
Assessoria de Imprensa
imprensa@fpt.com.br
41 3365-2404
41 99764-0333